Sem categoria

Educação é tema de debate em plenária do PCdoB de Chapecó

Discutir a educação em Chapecó, em Santa Catarina, ouvir críticas e sugestões. Foram estes os objetivos da plenária temática realizada pelo PCdoB no último final de semana (24 e 25). Cerca de 50 pessoas, incluindo professores da rede municipal, simpatizan


O professor Jairo dos Santos abriu a plenária fazendo uma explanação sobre a educação popular. Santos falou da implantação do sistema de ciclos de formação, sua concepção e a implantação nas escolas da rede municipal de Chapecó. Como algumas sugestões, Santos destacou a valorização dos professores em que os mesmos participavam de uma gestão democrática, a realização de concursos públicos e a construção de escolas e salas de aulas.


 


Na seqüência, o professor Jackson Hildebrandt fez uma avaliação das dificuldades enfrentadas na implantação do sistema de ciclos nas escolas e abordou as principais falhas e dificuldades na educação vividas atualmente. De acordo com Hildebrandt, não há uma proposta de educação definida e efetiva fazendo com que os professores sintam-se perdidos e desmotivados dentro do processo.


 


Com o debate, outros professores apontaram falhas no projeto da atual administração como a extinção quase total da educação de jovens e adultos, a falta de incentivo para pesquisas e estudos dos professores, a falta de um projeto claro para a educação no município, o corte de vagas integrais no ensino infantil e a falta de avanços na educação especial.


 


Além disso, foram debatidos a privatização da merenda, que de acordo com os professores diminuiu a qualidade da mesma nas escolas, e o término de uma gestão democrática dentro das escolas com a retirada das eleições para diretores. Segundo os participantes, isso acaba com a autonomia dos diretores em relação à tomada de decisões.


 


Para o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Paulinho da Silva, o debate foi produtivo por proporcionar reflexões e idéias para compor o projeto alternativo que o partido quer construir junto com a sociedade. “Esse é o pontapé inicial para discutir esse assunto. Outros debates serão feitos para que as propostas do modelo de educação que o PCdoB irá defender seja comprometido e construído baseado no diálogo e nas necessidades da comunidade escolar e de toda a população de Chapecó”, afirmou Silva.


 


De Chapecó,
Flávia R. Durgante