Destinos em Fotografia

Evandro Teixeira lança livro ''68: Destinos. Passeata dos 100 Mil'' em Fortaleza e resgata em imagens as histórias do período

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove, no dia 30 de maio, sexta-feira, o lançamento do livro ''68: Destinos. Passeata dos 100 Mil'', de um dos mais importantes fotojornalistas em atividade: Evandro Teixeira. O evento faz parte da programação da Prefeitura em referência a maio de 1968, que também inclui debates sobre Cultura e Política e mostra de filmes.



O lançamento do livro de Evandro Teixeira acontece a partir das 18h30min, no anfiteatro da Secultfor (rua Pereira Filgueiras, 04 – Centro). A publicação é motivada por uma fotografia única, por suas características e pelo que representa: um retrato de uma geração reunida na Cinelândia, Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1968, para a Passeata dos 100 Mil. Como registrou o jornalista Marcos Sá Corrêa, trata-se de caso raro de fotografia de multidão em que é possível reconhecer com clareza praticamente todos os rostos das pessoas reunidas ali.



Não é à toa que, a cada vez em que a célebre fotografia é tornada pública, seja em livro ou exposição, pessoas se encontram, se reconhecem, se identificam naquela multidão. E, imediata e instintivamente, se transportam para aquele momento, revivendo o impacto daquela época sobre suas vidas.



As 100 pessoas selecionadas na foto de 26 de junho de 1968 foram fotografadas novamente por Evandro na Cinelândia e contaram a sua história, lembraram o que as levou até a Passeata dos Cem Mil e como suas vidas transcorreram dali para frente. Histórias de tristeza; nostálgicas; felizes. Destinos. Há também quem fale de amor em meio àquele turbilhão, como as histórias contadas por pelo menos três casais formados alguns meses ou anos depois da manifestação, e que ainda hoje estão juntos. Ao rever a foto, eles descobriram que ambos aparecem ali – quando nem mesmo se conheciam.



Para contar a história da manifestação e da História que ela sintetiza, reflete e provoca, o livro reúne textos de Vladimir Palmeira, Fernando Gabeira, Marcos Sá Corrêa, Augusto Nunes e Fritz Utzeri. Mas, principalmente, se baseia no olhar de Evandro Teixeira. Olhar este que, por trás da câmera, jamais deixou escapar o momento ideal para eternizar histórias. Histórias de vida e a História do seu país. O livro de 120 páginas é editado pela Textual, com patrocínio da Petrobras e distribuição da 7 Letras.



Sobre Evandro Teixeira:



Fotógrafo do Jornal do Brasil, Evandro Teixeira recebeu, entre outros, o Prêmio Especial da Unesco no Concurso Internacional ''A Família'', em Tóquio, Japão (1993), e os Prêmios do Concurso Internacional da Nikon, Japão, 1991 e 1975 e da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Miami, EUA.



Editou em 1983 o seu livro ''Fotojornalismo'', registrando acontecimentos nacionais e internacionais marcantes desde a década de 60, com prefácio e texto do poeta Carlos Drummond de Andrade e dos escritores Otto Lara Resende e Antonio Callado. Em 1988, lançou a segunda edição ampliada do livro, no Rio, São Paulo e Basel (Suíça). Em 1992, ''Fotojornalismo'' foi incluído no acervo da Biblioteca do Centro de Artes Georges Pompidou, Paris, França.



Em 1994, tem o currículo incluído na Enciclopédia Suíça de Fotografia, onde estão registrados os maiores fotógrafos do mundo. Suas fotos fazem parte dos acervos do: Museu de Belas Artes, Zurique, Suíça; Museu de Arte Moderna La Tertulha, Cali, Colômbia; Masp, São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.



Já realizou exposições individuais nas principais capitais do mundo e em várias cidades do Brasil. Foi jurado de prêmios nacionais e internacionais de fotografia/jornalismo. Em 1997, lançou o livro ''Canudos, 100 anos'', um registro histórico do cenário da guerra e de seus sobreviventes, todos com mais de 100 anos, e seus herdeiros. Em 2002, lançou ''O Livro das Águas'', registrando o impacto do programa de irrigação na vida dos sertanejos do Rio Grande do Norte.



Em 2004, Evandro teve sua vida e obra retratada em um documentário, exibido nacionalmente: ''Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade''. Em 2005, editou o livro ''Vou Viver'', com fotografias exclusivas da morte do poeta Pablo Neruda, durante a época do golpe militar.


 


 


Fonte: Secultfor