Sem categoria

NPC: por que tanto medo do beijo gay na telenovela?

Quando a novela traz um casal gay, a polêmica sempre aparece. Diante de beijos calorosos dos casais heterossexuais, a solução encontrada é quase sempre um abraço mais apertado ou um beijo tipo “selinho” dos casais gays. O que motiva tal representação?

Para o coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Giannotti o que está por trás dessa censura é a moral judaico-cristã que concebe a relação sexual como pecado. Apesar disso,  ele explica que hoje em dia há uma superação da visão clássica da negação do sexo na sociedade ocidental . Mas só para o sexo heterossexual. A fobia, a proibição e a condenação do sexo se concentraram no homossexualismo. 


 


“Se criou uma grande condenação do amor homossexual no catolicismo, rompendo a tradição greco-romana dentro da qual o cristianismo se desenvolveu. Na tradição greco-romana, o homossexualismo era plenamente aceito”, comenta.


 


“As novelas brasileiras produzidas por uma emissora de propriedade de quem sempre se ostentou como amigo de bispos e cardeais, como sempre foi Roberto Marinho, com certeza vai reproduzir essa moral repressora, hipocritamente puritana, ou seja, um falso moralismo”, conclui.


 


Fonte: Boletim do Núcleo Piratininga de Comunicação