Convidados confirmam presença no VII Congresso dos Jornalistas no Ceará

O evento traz a Fortaleza Audálio Dantas, Luiza Erundina, Sérgio Murillo de Andrade, Celso Schröeder e Aloísio Lopes

A deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP), o vice-presidente da ABI, Audálio Dantas, o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, o coordenador-geral do FNDC, Celso Schröeder, a jornalista e escritora Adísia Sá, o diretor de Relações Institucionais da Fenaj, Aloísio Lopes, a presidente da ACI, Ivonete Maia, o editor do Núcleo de Conjuntura do jornal O Povo, Guálter George, o coordenador do curso de Comunicação Social da UFC Ronaldo Salgado, o coordenador do curso de Jornalismo da FGF, Paulo Nogueira, e o coordenador do Mestrado em Tecnologia do CEFET, Mauro Oliveira, confirmaram participação no VII Congresso dos Jornalistas no Estado do Ceará, que será realizado pelo Sindjorce, 27 a 29 de junho, no auditório do Imparh, em Fortaleza.


 


Conheça o currículo dos convidados e os temas que abordarão durante o evento.


 


27 de junho, às 19h30min: Conferência de Abertura – “O jornalismo e o direito à informação: a luta pelo Conselho Federal dos Jornalistas e o novo Código de Ética”


 


Conferencista: 
Audálio Dantas: vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Presidia o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo quando o jornalista Wladimir Herzog foi assassinado pela ditadura. Iniciou a carreira de repórter em 1954. Passou pelas redações de revistas como O Cruzeiro, Quatro Rodas, Realidade e Veja. Foi deputado-federal de 1979 a 1982.


 


28 de junho, às 8h30min: Painel 1 – “Áreas de atuação do jornalista, formação e os 70 anos de regulamentação profissional”


 


Painelistas:
Adísia Sá: jornalista desde 1954, professora e escritora, fundou o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1965. Foi a primeira mulher a associar-se ao Sindjorce e a assumir a função de ombudsman (jornal O Povo) na imprensa nordestina. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2006). É articulista dos jornais O Povo e O Estado e comentarista da rádio AM do Povo/CBN.


 


Sérgio Murillo de Andrade: presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), é mestrando na UFSC. Professor de “Legislação e Ética”, “Políticas de Comunicação” e supervisor do programa de estágio do curso de Jornalismo do Instituto de Ensino Luterano de Santa Catarina (Ielusc), integra o Comitê pela Democratização da Comunicação de SC. É dirigente da Associação Brasileira para Proteção do Trabalho Intelectual dos Jornalistas (APIJOR), fundador da Cooperativa dos Jornalistas Catarinenses e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC por duas gestões.


 


Debatedores:
Ivonete Maia: presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e ouvidora da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) por duas gestões (1980/1983 – 1983/1986). Primeira mulher eleita para presidir um sindicato de jornalistas no Brasil.


 


Ronaldo Salgado: Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é coordenador do curso de Comunicação Social da mesma universidade e ex-secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará por duas gestões (1989-1992/2004-2007).


 


28 de junho, às 10h50min: Painel 2 – “Comunicação como direito humano – a Conferência Nacional de Comunicação e a elaboração de políticas públicas para o setor”


 


Painelistas:
Luiza Erundina: formada em Serviço Social pela UFPB e Mestra em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), é deputada federal (PSB/SP) integrante da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Foi vereadora, deputada estadual, prefeita de São Paulo e Ministra-chefe da Secretaria da Administração Federal do governo Itamar Franco.


 


Celso Schröeder: coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, 1º vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. É mestrando na PUC-RS e chargista no Correio do Povo desde 1986.


 


Debatedores:
Mauro Oliveira: doutor em Informática com pós-doutorado em Telecomunicações (King’s College – Londres), é coordenador do Mestrado em Tecnologia e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Coordenador do projeto Pirambu Digital, foi diretor-geral do CEFET, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado.


 


Paulo Nogueira: coordenador do curso de Comunicação e diretor acadêmico da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), é graduado em Comunicação Social pela PUC-RS e Mestre em Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou na Rádio Gazeta de Porto Alegre, emissoras do Grupo RBS e SBT do Paraná, TV Pantanal do Mato Grosso do Sul e Rádio Concórdia AM. Foi o responsável pela implantação do Canal Universitário de Fortaleza.


 


28 de junho, às 14h30min: Painel 3 – “Liberdade de Imprensa: a necessidade de uma lei democrática para regular a relação entre jornalistas, imprensa e sociedade''


 


Painelistas:
Aloísio Lopes: diretor de Relações Institucionais da Fenaj, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e secretário de Comunicação da Prefeitura de Contagem (MG).


 


Déborah Lima: presidente do Sindjorce, tesoureira da Fenaj, repórter de Política do jornal O Povo e aluna do curso de Especialização em Assessoria de Comunicação da FIC. Integrante da equipe vencedora do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (categoria impresso 2003), trabalhou no jornal O Estado, TVs Cidade, Manchete e Ceará, rádios CBN, RCN, AM do Povo, Universitária, assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários, Rádio Extra e Pró Produções.


 


Debatedores:
Guálter George: editor-executivo do Núcleo de Conjuntura do jornal O Povo. No ano de 2004, ocupou a função de Ombudsman. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou nos jornais Diário do Nordeste e Tribuna do Ceará. Foi coordenador de Comunicação da Câmara dos Vereadores de Fortaleza e diretor de Redação do jornal O Dia (PI).


 


Messias Pontes: delegado da Fenaj no Ceará, é presidente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado, vice-presidente da Associação 64/68 Anistia Ceará, jornalista da TV Ceará, apresentador do programa “Espaço Aberto” da rádio Cidade AM, vice-presidente do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza e integrante do Conselho Universitário da UFC (Consuni).


 


 


Fonte: Sindjorce