Globo cresce menos que o mercado; Rede TV! já é 3º no Ibope
Os holofotes que focalizavam apenas Globo e Record na discussão sobre audiência durante esta semana deixaram de destacar outra emissora. O Adnews teve acesso ao boletim do Ibope que mostra o salto da Rede TV! em horário nobre, o que garantiu ao canal o te
Publicado 09/06/2008 18:31
Das 21h30 às 22h15, com a exibição do telejornal “Rede TV! News”, a emissora obteve índice médio semanal de 3,8 pontos. No mesmo horário, o SBT registrou média na casa dos 3 pontos com a novela “LaLola”. Já a Band ficou em quinto lugar, com audiência na casa de 1 ponto. A medição do Ibope é realizada na Grande São Paulo.
A área financeira também apresenta mudanças. O faturamento da Globo no primeiro semestre deste ano cresceu menos do que a média das redes de TV – e menos ainda que o mercado de mídia. O desempenho, segundo analistas, é conseqüência do crescimento dos investimentos publicitários em jornais, em internet e na Record.
Ou seja, a Globo estaria perdendo participação de mercado, historicamente em torno de 70% entre as TVs, para sua principal concorrente, em alta no Ibope. De acordo com relatório oficial da Globo, enviado na semana passada a bancos e credores estrangeiros, a empresa faturou R$ 1,474 bilhão no primeiro trimestre, 11% a mais do que no mesmo período de 2007.
O próprio relatório informa que o mercado nacional de mídia cresceu 15,5% nos três primeiros meses de 2008. Já a TV paga e aberta cresceram 12,7%. Segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora os investimentos publicitários, as TVs aberta e paga perderam participação de mercado, de 62% no primeiro trimestre de 2007 para 60,7%. Já os jornais subiram de 18,3% para 19,4%.
O relatório da Globo expõe sua queda de audiência, mas salienta que continua a “entregar índices robustos” e a manter sua “histórica liderança”. Apesar de crescer menos, a Globo continua líder disparada de mercado. Seu faturamento no primeiro trimestre é maior do que toda a receita de 2007 da Record, segunda rede nacional.
Da Redação, com informações do Adnews e da Folha de S.Paulo