Chico Lopes lamenta perda de Violeta Arraes

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) lamentou a perda da socióloga cearense Violeta Arraes, ex-secretária de Cultura do Governo do Estado do Ceará e ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Falecida na manhã desta terça-feira, 17/6, no Rio de Janeiro, Violeta tinha 82 anos e permanecia, segundo o parlamentar, como “uma das mais representativas figuras da cultura cearense, com um importante histórico de lutas políticas e de resistência à ditadura”.


 


Ao tomar conhecimento do falecimento de Violeta Arraes, Lopes registrou na Câmara dos Deputados o luto dos cearenses com o falecimento da intelectual, uma das mais importantes referências da cena cultural do Estado. “Irmã do socialista Miguel Arraes e profundamente com a luta pelo fim da ditadura, Violeta teve um papel fundamental na batalha pela redemocratização do Brasil, tendo sido ela mesma obrigada a deixar o País, do início do golpe em 1964 até a anistia em 1979”, ressaltou Chico Lopes. “Mesmo distante, ela continuou nessa luta, transformando sua casa em Paris em um verdadeiro refúgio para brasileiros exilados, como Chico Buarque, Celso Furtado, Juscelino Kubitschek… Foi realmente uma figura de bastante coragem”, destacou.


 


Lopes também enfatiza a importância de Violeta ao retornar ao Ceará, nos anos 80. “Ela deu uma nova dimensao à Secretaria de Cultura, investindo na busca de uma efetiva política cultural e deixando obras importantes, como a recuperação do Theato José de Alencar”, ressalta Lopes, acrescentando: “Já na Universidade Regional do Cariri, deu uma enorme contribuição para a valorização da pesquisa, da ciência e tecnologia, da interiorização do ensino superior e do papel da universidade na promoção da cultura”.


 


Luto oficial no Ceará


 


O governador do Ceará, Cid Gomes, decretou luto oficial no Estado, por três dias, em memória de Violeta Arraes. O corpo da intelectual cearense será velado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Posteriormente, será cremado, com as cinzas sendo deslocadas ao município do Crato, na região do Cariri, onde fica Araripe, cidade-natal de Violeta Arraes.


 


O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens, decretou feriado institucional e luto oficial de por três dias, com hasteamento das bandeiras a meio mastro na Universidade.


 



 
 
Fonte: www.chicolopes.com.br