Câmara presta homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
A Câmara Municipal de Florianópolis, por requerimento da Vereadora Angela Albino, realizou um ato solene na última terça-feira (13) para homenagear os 100 anos de imigração japonesa no Brasil e em Santa Catarina.
Publicado 20/06/2008 13:50 | Editado 04/03/2020 17:14
O presidente da câmara, Vereador Ptolomeu Bittencourt Junior presidiu a Sessão, que contou com a presença do Vice-Presidente da Associação Nipo-Catarinense, Edgard N. Usuy.
A proponente da homenagem, vereadora Angela Albino, falou em nome dos vereadores e relembrou a história dos 781 homens e mulheres japoneses que desembarcaram do navio Kasato Maru dia 18 de junho de 1908 no porto de Santos e as batalhas que enfrentaram nessa saga que mudou o Brasil. “Hoje é o dia que rendemos homenagens às tradições que tantos nos encantam”, afirma a Vereadora diante dos nikeis presentes.
Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhão de pessoas plenamente integradas à cultura brasileira, que contribuem com o desenvolvimento econômico e cultural do país. Pessoas que transformaram o Brasil com seus costumes e tradições enfrentaram costume, clima e língua diferentes.
Segundo Edgard N. Usuy, os japoneses migraram do sushi e sashimi para o arroz e feijão e essa troca cultural resultou em “japoneses com samba no pé e brasileiros campeões de judô”.
No estado de Santa Catarina são sete mil descendentes desta história única que merecem o reconhecimento e a homenagem do povo catarinense. “A nossa casa é mais bela por que vocês ajudaram a construir e são parte dela”, conclui a vereadora parabenizando o povo japonês que os que aqui vieram dispostos a construir um novo chão.
de Florianópolis, Caroline Concado