Petroleiros no Ceará realizaram protesto de 24horas nesta terça

A partir de zero hora desta terça-feira, 01/07, os trabalhadores do Sistema Petrobrás no Ceará realizaram uma mobilização de 24 horas em todas as unidades da Petrobrás no Estado.

Os petroleiros fizeram uma vigília, permanecendo nas unidades sem emitir Permissões de Trabalho, mantendo apenas as atividades essenciais nas plataformas marítimas de Paracuru, no campo terrestre de Fazenda Belém, na unidade de produção de asfalto e lubrificantes(LUBNOR) e na base da Transpetro-Fortaleza.



A categoria protesta contra a redução, ano após ano, da participação dos trabalhadores na distribuição dos lucros e resultados da Petrobrás (PLR). Apesar da legislação permitir que seja provisionado para os trabalhadores até 25% dos dividendos pagos pela empresa, os acordos de PLR conquistados pelos petroleiros nos últimos anos têm alcançado valores que não chegam a 13% dos dividendos distribuídos aos acionistas da Petrobrás.


 


A proposta apresentada pela empresa no dia 04 de junho reduziu em 31% a PLR dos trabalhadores de salários mais baixos, em relação ao que foi pago pela companhia no ano passado. Além disso, a Petrobrás tem se recusado a negociar com a Federação e com os sindicatos critérios para provisionamento e distribuição da PLR, como assegura a legislação. Os petroleiros querem transparência na negociação e uma proposta que esteja a altura da importância da força de trabalho que também é responsável pelos excelentes resultados alcançados pela Petrobrás nos últimos anos.




Fonte: Sindipetro