Chico Lopes lamenta nova alta dos juros pelo Copom

Um retrocesso na política de desenvolvimento do Brasil, sob o argumento improcedente do combate à inflação. Assim o deputado federal Chico Lopes avalia a elevação da taxa de juros anunciada na noite desta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Co

Com a terceira alta seguida, a Selic, a taxa básica de juros da economia, sobe mais do que os analistas do mercado financeiro esperavam: 0,75 ponto percentual, chegando a 13% ao ano.
 
Segundo comunicado do Copom, a decisão de tornar a elevar a taxa de juros foi tomada por unanimidade e tem como objetivo conter a inflação, aproximando-a do teto da meta anual estabelecida pelo Banco Central: 6,5% no período de um ano.
 
“Lamentamos muito essa decisão, pois a posição do PCdoB é bastante clara, há muito tempo. Somos contra essa política de juros altos e excesso de superávit primário”, avalia Chico Lopes. “O Banco Central usa sua autonomia e mostra estar mais preocupado com a elevação da taxa de juros do que com o desenvolvimento do País. Os juros altos sufocam a produção e favorecem que a especulação dê o tom da economia brasileira, contrariando a política desenvolvimentista e os avanços sociais expressivos conquistados no governo Lula”.
 
Para Chico Lopes, é improcedente a justificativa de elevação da taxa básica de juros como meio de barrar a pressão inflacionária que vem ganhando grande destaque no noticiário, nos últimos meses. “Aumentar juros para segurar a inflação poderia até ser necessário, se o País não tivesse um tamanho continental e não fosse capaz de produzir para seu mercado interno e também para exportação”, analisa Lopes.



“A inflação que vem sendo registrada preocupa, mas está sob controle, e é muito mais fruto do cenário internacional de preço das commodities e de produtos agrícolas. Se investirmos mais no nosso desenvolvimento e na produção agrícola, estaremos mais seguros dessa variação dos preços lá fora. Mas não é voltando aos juros altos, como em governos anteriores, que isso vai acontecer”.



 
Fonte: www.chicolopes.com.br