Metalúrgicos da Alstom encerram greve
Assembléia dos 1.200 metalúrgicos da Alstom Transportes, na zona oeste, hoje de manhã, aprovou proposta feita ontem pelo Tribunal Regional do Trabalho para pôr fim à greve retomada pelos trabalhadores na quarta-feira passada (dia 6), pelo plano de cargos
Publicado 14/08/2008 20:43 | Editado 04/03/2020 17:18
A proposta aprovada acaba com o sistema de avaliação para os ajudantes poderem ser promovidos, amplia a quantidade de vagas em cada nível/cargo do PCS, garante o pagamento dos sete dias parados e estabilidade de 90 dias para os trabalhadores. O plano é válido por um ano, a contar de 1º de agosto/08, e será revisto em seis meses.
“Os trabalhadores estão apostando na melhoria das relações de trabalho da empresa, que não queria alterar a sua política de cargos e salários que dificultava a promoção dos trabalhadores”, afirma David Martins diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes que comandou a mobilização com apoio de outros diretores do Sindicato, Pereira, Teco, Edson, Ceará, Garcia e Arakém e assessores.
A PROPOSTA DETALHADA
A proposta aprovada estabelece:
-Isenção de avaliação para os funcionários passarem de ajudante para cargo de nível C;
–Treinamento de qualificação para os que não atingirem nível mínimo nas avaliações para ascensão a cargos superiores;
-Ampliação dos percentuais de vagas para cada nível/cargo, sendo:
de 5% para 12% das vagas para cargos de especialistas
de 30% para 38% para o nível A
de 30% 35% para o nível B
de 30% para 10% para o nível C
A proposta mantém em 5% o percentual para o nível de ajudantes.
-Redimensionamento dos prazos de permanência nos cargos para execução das
avaliações:
de 6 a 12 meses, do nível de ajudante para nível C;
12 meses no nível C para o B;
de 12 a 18 meses do nível B para A;
de 18 a 24 meses do nível A para especialista
Dias parados: foram sete dias parados, 8 e 10/7 e 6, 7, 8, 11, 12/8, totalizando 63 horas. A empresa vai assumir esses dias, e os trabalhadores vão compensar 24 horas trabalhando três sábados, um em agosto, um em setembro e um em outubro.
Os trabalhadores terão estabilidade de 90 dias, contados a partir de 10 de julho.
Naquela data, o TRT realizou uma primeira audiência de conciliação na qual a Alstom concordou em instalar um sistema de atendimento odontológico em 30 dais; não promover nenhum tipo de desconto a título de alimentação, cumprir todas as promoções que já estavam sendo acertadas (cerca de 90).
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de SP