1ª Conferência de Comunicação começa na Bahia

Nesta quinta-feira (14/8), às 19h50, no auditório do Hotel Sol Bahia, bairro de Patamares, em Salvador, foi aberta oficialmente a 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia. “Esse é um momento histórico e eu me sinto honrado de estar aqui, represe

“O mais importante acontecimento, no país, em termos de comunicação, é essa Conferência, que esperamos que se reproduza, também, pelos outros 25 estados da Federação e o Distrito Federal”, completou.


 


A deputada federal Luiza Erundina (PSB – SP) veio à capital baiana especialmente para prestigiar o evento: “O 2 de Julho não foi por acaso; não por acaso, a nossa independência começou aqui na Bahia!”. Membro-titular da Comissão de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, a deputada tem história na luta pela democratização dos meios de comunicação, e ressaltou a importância do governo Wagner em promover o debate público para garantir o acesso irrestrito à comunicação como direito fundamental de todo cidadão. “No dia em que tivermos democratizado os meios de comunicação social, será muito mais fácil promover as transformações de que o país necessita, como a reforma agrária”, afirmou.


 


Erundina lembrou que o Código Brasileiro de Comunicação data de 1982 e sequer sofreu alterações com a instalação da nova Constituição, em 1988. “Esse evento é, talvez, o mais importante da vanguarda; capaz de dar o tom e o rumo da comunicação nacional”, pontuou. “A Bahia falou e, quando a Bahia fala, não se discute”, destacou a deputada. 


 


Para o assessor geral de Comunicação Social do estado,  Robinson Almeida, que representava o governador Jaques Wagner, “a informação é um direito de todos; assim como ter acesso à saúde, saber ler e escrever, e ter uma casa para morar”. Almeida destacou a participação dos delegados, eleitos ao longo das plenárias municipais, como porta-vozes dos 417 municípios baianos, e finalizou o seu discurso desejando “inspiração, dedicação ao trabalho e iluminação aos delegados, para que as resoluções sirvam para colocar a democracia e a liberdade acima de qualquer discussão”.


A plenária com os delegados e delegadas eleitos nas conferências regionais, além de observadores, está prevista para iniciar às 8h desta sexta-feira. O evento se encerra no sábado (16/8)


 


De Salvador,
Camila Jasmin