Audiência pública discute obrigatoriedade do diploma de jornalista

O Sindjorce convida para audiência pública que debaterá a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Requerida pelo vereador José Maria Pontes (PT), a audiência está marcada para as 9h30min de hoje, dia 18 de agosto, na C

Na última quarta-feira (13/08) mais de 600 manifestantes participaram do ato em defesa do diploma na Praça da Imprensa.


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e seus 31 sindicatos filiados realizam uma campanha conjunta pela rejeição do Recurso Extraordinário (RE 511961) que está na pauta do Supremo Tribunal Federal. Se for aprovado pelos 11 ministros que compõem o STF, a exigência do curso superior para a profissão de jornalista será extinta em todo o Brasil, sem a possibilidade de recurso.


 


Mobilização



Na última quarta-feira, dia 13 de agosto, os sindicatos de jornalistas realizaram manifestações por todo o país em defesa da manutenção da obrigatoriedade do diploma. No Ceará, o segundo ato público promovido pelo Sindjorce e a Fenaj em prol da regulamentação profissional dos jornalistas reuniu mais de 600 pessoas na Praça da Imprensa (foto). O primeiro ato, realizado no dia 27 de junho durante a abertura do VII Congresso dos Jornalistas do Ceará, contou com a participação de 225 pessoas, o que confirma o crescimento da adesão ao movimento no Estado.


 


Apoios



O movimento conta com o apoio do jurista Paulo Bonavides, maior constitucionalista do Brasil; da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins; do secretário de Cultura do Estado, Auto Filho; dos senadores Inácio Arruda e Patrícia Sabóya; dos deputados federais Eudes Xavier, Chico Lopes e José Airton; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juiz José Antônio Parente; do procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Cláudio Alcântara Meireles; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Hélio Leitão, do presidente da Associação Cearense de Magistrados, Paulo de Tarso Pires Nogueira; do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Francisco Jerônimo do Nascimento, da presidente da Associação Ceará de Imprensa, Ivonete Maia; do líder do governador Cid Gomes na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins, além de outros nomes de peso do Legislativo, do movimento sindical e da sociedade civil organizada.


 


Abaixo-assinado



E novos apoios não param de chegar através de moções e assinaturas no abaixo-assinado em defesa do Jornalismo de qualidade e da regulamentação da profissão de jornalista. Acesse www.fenaj.org.br, clique em “Eu apóio a regulamentação”, assine nosso abaixo-assindao digital e declare seu apoio.


 



 
Fonte: Sindijorce