PIB do Ceará cresceu 6,4% no 2º trimestre

O desempenho da agropecuária foi fator importante para o crescimento global do Produto Interno Bruto – PIB do Ceará, alcançado no segundo trimestre deste ano. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira (27), pelo diretor-geral do Instituto de

“Podemos considerar esse desempenho bastante expressivo, principalmente se comparado ao índice alcançado no segundo trimestre de 2007”, destacou Marcos Holanda, enfatizando ainda outro número que considera interessante na avaliação da economia cearense este ano. “Estamos fechando o primeiro semestre com um crescimento de 5,9%, bem superior aos 3,8% do mesmo período de 2007. É importante também enfatizar a geração de emprego”. No primeiro semestre de 2007, foram 4.400 vagas. Este ano, de janeiro a junho, esse número chega a 10.900.


 


Na avaliação do diretor-geral do Ipece, o setor agropecuário fechou o segundo trimestre deste ano com desempenho de 33,7%, favorecido pelo período chuvoso, que proporcionou safra recorde de milho, feijão e arroz. No período de 2007, ocorreu o inverso. Prejudicada pela estiagem, a agropecuária apresentou índice negativo de 17,4%.


 


Além do bom resultado alcançado pelo setor agropecuário, o PIB global de 6,4% foi favorecido pelos números finais da construção civil e dos segmentos de comércio e turismo, que continuam apresentando crescimento.


 


O diretor-geral do Ipece avaliou que a expectativa da economia do Ceará. “Esperamos concluir 2008 com o resultado do PIB superior ao nacional. Creio que ficaremos nos 5%, enquanto o Brasil deve fechar em 4,5%”.


 


Fonte: SEPLAG