Wanda Sidou – Trajetória de uma defensora

Livro mantém viva memória de Wanda Sidou, advogada de presos políticos cearenses.

O esquecimento, necessário à memória, não seleciona de forma justa o que vai ser suprimido das recordações. “Wanda Sidou – guerreira da liberdade” é uma esforço para que a memória da advogada cearenses não tenha este injusto destino. O livro, organizado por seu irmão, o também advogado Ari Othon Sidou, será lançado hoje, às 19 horas, no Náutico Atlético Cearense.


 


Nascida em 1921, Wanda Sidou ficou conhecida por sua atuação como advogada e militante política, até falecer em decorrência de câncer aos 72 anos, em 1993. Socialista, filiada ao PCB, ficar do lados dos presos políticos cearenses e os defendeu na esfera jurídica.


 


“Ela e pouquíssimos advogados, como Pádua Barroso, Jurandy Porto, tiveram a coragem de defender gratuitamente todas aqueles presos políticos. Maria Luíza Fontenele, Rosa da Fonseca e Mário Albuquerque foram algumas das pessoas por quem ela lutou nos tribunais”, relembra Ari Othon Sidou.


   


O autor conta que foram estes companheiros de ideal político que o levaram a escrever sobre a irmã. No livro, ele reúne um perfil biográfico de sua autoria, fac-símiles de jornais e documentos sobre a atuação da advogada e depoimentos sobre Wanda Sidou, de autoria de amigos, ex-colegas de trabalho e ex-presos políticos por ela defendidos.


 


“A memória do povo é muito curta, por isso escrevi este trabalho simples. O fiz sem muita pretensão, mas lembrei de pedir a colaboração de pessoas que vivenciaram estas lutas com ela. Todos me mandaram lindos depoimentos com os quais enfeixei e enfeitei o trabalho”,  explica.