Pinheiro lança diretrizes para educação em Salvador

A erradicação do analfabetismo e a transformação de Salvador em uma cidade educadora serão as principais metas para a educação do candidato à prefeito Walter Pinheiro, da coligação Salvador, Bahia, Brasil, formada pelo PT, PCdoB,PSB e PV. A plataforma com

O conceito de educação como elemento de inclusão social permeia todos os pontos da plataforma educacional da frente Salvador, Bahia, Brasil. São propostas como o programa Bairro Educador, no qual a escola é o espaço de produção de saberes e de integração entre os moradores da comunidade, através de projetos culturais, educacionais e esportivos, realizados nos finais de semana. “Estamos construindo um programa de governo, no qual a educação é colocada como ponto central para a solução dos principais problemas da cidade. Acreditamos que através da educação podemos interagir com vários setores da sociedade e o programa Bairro Educador será a porta de entrada para as comunidades”, afirmou Pinheiro.


 


“Não podemos passar estes quatro anos sem ganhar o selo de Município Livre do Analfabetismo, conferido pelo MEC. Esta não será nossa única ação, mas é um ponto muito importante para colocar Salvador no século 21. Vamos incluir no sistema educacional, quem não teve a oportunidade de ler e escrever na infância”, ressaltou Pinheiro.


 


Os demais pilares para a área são: Aprendizagem Significativa, em que toda criança de até oito anos vai saber ler, escrever e fazer conta; Creches e Pré-Escolas, com ampliação da rede de creches e fortalecimento dos Centros Municipais de Educação Infantil; Projeto Empreender, para desenvolver novos programas de formação profissional e para o empreendedorismo; Professor Nota 10, para valorizar os professores e demais profissionais da área com elaboração de novo Plano de Cargos e Salários, além apoio a programas de graduação e pós-graduação para os profissionais da rede municipal dos professores; e Escola Viva, que garantirá infra-estrutura e material necessários ao bom funcionamento da rede municipal de ensino.


 


Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), Salvador está vivendo um momento singular, com a possibilidade de eleger um prefeito comprometido com uma educação pública de qualidade. “Nós temos a chance de trabalhar uma candidatura com um projeto de educação diferenciado para a cidade. O que mais diferencia Pinheiro dos demais candidatos é o compromisso com bandeiras que de fato vão promover avanços significativos para a educação pública de qualidade. Pinheiro vai trabalhar com partidos que conhecem os problemas e os caminhos para solucionar o déficit educacional em Salvador”, declarou Alice.


 


“O documento ainda não está fechado. Estamos recebendo contribuição de todos os que possam e queiram trabalhar pela educação em nossa cidade. Este projeto é fruto de mais de 30 anos de luta dos movimentos pela educação de qualidade no estado e só pode ser defendido por um candidato que não precisou fazer curso intensivo em outros países para ter propostas para a educação, como Pinheiro”, concluiu Ney Campello, ex-secretário municipal de Educação e um dos principais coordenadores do programa de educação da coligação Salvador, Bahia, Brasil. O PCdoB esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação inicialmente com Olívia Santana e posteriormente  com Ney Campello e acumula várias conquistas durante a gestão de ambos. 


 


De Salvador,
Eliane Costa