Congresso colombiano ainda crê em 3º mandato de Uribe
O Congresso colombiano anunciou nesta segunda-feira (15) que continuará o processo legislativo para a validação do referendo popular que aprovaria a segunda reeleição presidencial, medida que permitiria o terceiro mandato de Alvaro Uribe.
Publicado 16/09/2008 10:48
Em público, Uribe tem dito ser contrário a um novo mandato. Sua base no Congresso tem outros argumentos: “O presidente, por mais respeitável que seja sua opinião, não tem a capacidade legal para determinar essa decisão”, explicou o senador Hernán Andrade, presidente do Congresso.
A declaração do congressista chega após o pedido feito por Uribe para que o Congresso não prossiga com essa iniciativa e se concentre nas reformas. “Se o obstáculo para essas reformas” na justiça e na política “é o referendo para a reeleição, esse obstáculo será removido está noite, nesse caso, por vontade do presidente da República, pensando nos interesses superiores da pátria”, disse.
O Congresso, além de estudar as reformas promovidas pelo governo Uribe, deve também submeter à análise e escrutínio uma nova reforma constitucional que permitirá ao atual mandatário candidatar-se para um terceiro mandato.
Fonte: Ansa Latina