Ala do PT do Rio propõe apoiar Jandira já no 1° turno

A preocupação com a possibilidade de a esquerda ficar fora do segundo turno no Rio de Janeiro levou um grupo de petistas a considerar a hipótese de manifestar apoio à candidata do PCdoB, Jandira Feghali. O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, é

O PT tem candidato próprio na capital, o deputado estadual Alessandro Molon. Tanto Edson quanto Lindberg já foram do PCdoB. Edson foi pré-candidato do PT à Prefeitura do Rio, mas acabou nomeado ministro. Lindberg apoiou o ex-deputado Vladimir Palmeira, derrotado por Molon.



A campanha de Jandira aguarda resposta dos petistas para organizar a agenda. Uma idéia seria promover, na segunda ou terça-feira, almoço do Comitê Braços Abertos, movimento de apoio a Jandira lançado há duas semanas. Outra possibilidade seria programação de rua já no fim de semana.



Nem Molon nem Jandira quiseram comentar o assunto. A presidente do PCdoB do Rio, Ana Rocha, disse que não há definição: “Isso está em construção.” A candidata enfrenta momento difícil, com o crescimento de Fernando Gabeira (PV), com quem disputa o terceiro lugar.



Os petistas que defendem o apoio imediato a Jandira querem evitar um segundo turno entre o líder Eduardo Paes (PMDB) e o segundo colocado, Marcelo Crivella (PRB) – ou entre o peemedebista e Gabeira. No último Ibope, Molon tinha 4%.



Para o grupo fiel ao petista, o cenário está embolado e não há motivo para abandoná-lo, mas até partidários de outros Estados preferem a comunista. “Acho que o Molon e o PT deveriam retirar a candidatura e apoiar Jandira. Seria fato positivo em torno do nome da Jandira e alternativa de esquerda para a Prefeitura do Rio”, disse o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).



O presidente regional do PT, Alberto Cantalice, reagiu. “O PT tem uma candidatura. O quadro no Rio está muito indefinido ainda, não está claro que Jandira pode ir para o segundo turno.” Segundo petistas ouvidos pelo Estado, não haverá punição a quem apoiar Jandira já no primeiro turno.



* Fonte: O Estado de S. Paulo