Estudantes definem eleição na UnB. José Geraldo é o escolhido

O resultado do segundo turno das eleições para reitor da Universidade de Brasília (UnB) foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (26) com a vitória do professor José Geraldo de Sousa Júnior, que venceu seu concorrente  – Márcio Martins Pimente

Na distribuição de peso entre os três segmentos – professores, servidores e estudantes, os alunos representaram 19,3% dos pontos válidos. Os professores detiveram 44,2% de peso e os servidores, 36,5%. Mesmo com um peso absoluto menor, provocado pelo alto índice de abstenção (66,77%), os alunos determinaram os rumos da disputa ao votar maciçamente em José Geraldo.



“Foram os estudantes que mais rapidamente se deram conta do momento difícil que a universidade vivia e que mais rapidamente se mobilizaram, contagiando o resto da universidade”, disse José Geraldo.



“Conseguimos criar uma cultura de participação entre os estudantes”, afirmou o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Fábio Felix. “A partir da mobilização do DCE e das visitas às salas de aula, houve um salto no número de alunos votantes”.



Primeiro da lista



No dia 3 de outubro, uma lista tríplice será submetida ao Conselho Universitário (Consuni) da UnB. O documento será encabeçado por José Geraldo, seguido por Pimentel e Volnei Garrafa, da chapa 75 – É agora UnB, o terceiro mais votado no primeiro turno.



Depois de aprovada pelo Consuni, a lista será encaminhada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que deverá escolher um dos nomes indicados. O escolhido, então, será nomeado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



De Brasília
Com informações da UnB