No Dia do Professor, Chico Lopes destaca conquistas e cobra cumprimento de piso do magistério

Um dia para homenagear os professores e refletir sobre as contradições que cercam a educação no Brasil. Assim o deputado federal Chico Lopes destacou, na tribuna da Câmara Federal, em Brasília, a passagem deste 15 de outubro, homenageando os mestres de to

“Hoje é mais um dia de comemoração para os professores do Brasil, profissão da qual tenho a honra de ter tirado o sustento da minha família por mais de 40 anos”, ressaltou Chico Lopes. “Mas, infelizmente, vejo hoje uma contradição na maioria dos prefeitos e Secretários de Educação, que dizem não ter condições de pagar 950 reais de piso ao professor até 2010, enquanto o Governo Federal promove uma expansão que nenhum governo anterior conseguiu fazer, criando universidades, aumentando o número de escolas técnicas, universalizando o ensino, investindo em computadores”.



Lopes lembrou a conquista histórica do piso salarial nacional do magistério, creditando-a à luta de entidades como a Conferência Nacional dos Trabalhadores na Educação e a central sindical CTB, além do conjunto da categoria. E que o amplo debate em torno da matéria torna injustificada a reação de prefeitos e secretários contra a sonhada implantação do piso.



“Ninguém pode negar que a Comissão de Educação desta Casa deu oportunidade de manifestação a todos os segmentos da sociedade, inclusive aos prefeitos e vereadores, que agora, depois de aprovada a matéria, vêm com essa conversa de que os municípios não têm condições de assumir. Posso até concordar que alguns municípios realmente não tenham o recurso, mas essa não é a regra”, contrapôs Chico Lopes, enfatizando que 63% dos professores brasileiros serão beneficiados com o piso nacional.



”Neste dia consagrado aos professores do Brasil, queremos dizer que vamos continuar avançando na luta. Queremos ver este País na era do conhecimento, na era do desenvolvimento, e para isso não podemos deixar de lado o professor, responsável pela formação dos nossos jovens, pelo desenvolvimento do conhecimento”, acrescentou Chico Lopes.


 



 
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE