Sine-PI exige garantias para contratação

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI) é responsável pelo processo de intermediação entre trabalhadores a procura de emprego e empresas interessadas em mão-de-obra. O órgão realiza diariamente a captação de vagas de emprego e o encaminhamento do trabalha

De acordo com o coordenador do processo de captação de vagas do Sine-PI, Rogério Dantas, as empresas interessadas na mão-de-obra cadastrada no banco de dados do Sine-PI devem apresentar dois documentos. O primeiro deve informar dados sobre as vagas que serão abertas, perfil exigido, local de trabalho e valor da hora trabalhada. No caso das empresas de fora, essas devem apresentar uma declaração, onde a empresa confirma a formalização do emprego ainda do estado de origem, ou seja, o trabalhador deve ter sua carteira assinada antes de sair do estado para emprego.



Ainda de acordo com o coordenador, o Sine-PI tem recebido propostas de empresas de fora para contratações no Piauí, mas foi necessário recusar algumas dessas empresas por não atenderem a exigência do órgão. “Essa é uma forma que o Sine encontra de inibir o trabalho escravo, defender o trabalhador e seus direitos e buscar mais transparência no nosso trabalho”, afirma Dantas.



O interessado que quiser obter mais informações sobre os serviços do Sine-PI e sobre os postos instalados em todo o Piauí deve ligar para 0800 86 6060.