Antonio Belinati (PP) é eleito prefeito de Londrina

O candidato Antônio Belinati (PP) foi eleito prefeito de Londrina (PR) ao receber 51,73% dos votos válidos. Como já foram apurados 99,28% dos votos, não há mais como o candidato do PSDB, Luiz Carlos Hauly, protagonizar uma virada. O tucano teve 48,27%

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos nulos somaram 3,66%; brancos, 1,67% e as abstenções, 17,03%.



Belinati, de 64 anos, terá como vice-prefeito Fernando Marcos Alves de Moraes Nicolau. Esta será a quarta vez que Antônio Belinati governa a cidade de Londrina.



Minutos depois de confirmada a vitória, Belinati foi levado por correligionários em uma grande carreata da vitória pelas principais ruas e avenidas de Londrina.



Enquanto isso, simpatizantes de Belinati tomaram a Avenida Saul Elkind, comemorando a vitória do parlamentar, que é esperado no local. A região do Cinco Conjuntos é o principal reduto do candidato. Mesma situação foi verificada nas proximidades do Fórum Eleitoral.



Antônio Belinati derrotou o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) que obteve 129.625 votos, correspondendo a 48,27% do eleitorado. Nos locais de maior concentração de eleitores de Hauly, os índices de abstenção foram maiores.



A cidade de Londrina teve 341.908 de eleitores aptos a votar, distribuídos em 136 locais de votação, mas 58.236 deixaram de comparecer na votação de hoje. A Justiça Eleitoral de Londrina apurou os votos em duas horas após encerrada a votação.



A pesquisa boca-urna, realizada pela Colégio Portinari em conjunto com a Rádio Paiquerê AM, indicava a eleição de Belinati com 50,7% dos votos, contra 49,3% de Luiz Carlos Hauly (PSDB).



Como a margem de erro foi de 2%, a enquete indicava um empate empate técnico. A enquete foi realizada em todas as zonas eleitorais e consultados cinco mil eleitores.


 


TSE – A eleição de Belinati, porém, apesar do resultado das urnas, ainda continua sub-judice. Ocorre que no sábado, o TSE não julgou o recurso pedindo o cancelamento do registro da candidatura do parlamentar.



O processo, que estava para ser julgado, foi retirado de pauta após pedido de vista do ministro Carlos Ayres Britto, presidente do tribunal.



Apesar de apto a concorrer neste domingo a prefeito da cidade, Belinati ainda pode ter o registro cancelado.