Carlito Merss, do PT, é eleito prefeito de Joinville

Com 62% de votos válidos O deputado federal Carlito Merss (PT) foi eleito neste domingo (26) prefeito de Joinville. Ele disputou o segundo turno com o candidato do DEM, deputado estadual Darci de Matos. No primeiro turno, Carlito havia feito 106 mil votos

Carlito liderou toda a disputa de segundo turno. O apoio do governador Luiz Henrique (PMDB), que tem sua base eleitoral na cidade do norte catarinense, não foi suficiente para o democrata bater a popularidade do candidato petista, que fez uma campanha de oposição ao prefeito Marco Tebaldi (PSDB).



 
Governada pelo PSDB, a cidade ficou cindida no segundo turno – de um lado, uma frente composta por PP, PPS, PR, PDT e PSB apoiou o candidato petista; de outro, a união de PSDB e PMDB que optou pelos democratas.


 


Carlito fez questão de vincular sua plataforma política ao governo Lula, especialmente ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Ele prometeu aumentar a rede de tratamento de esgoto da cidade, que atualmente cobre apenas 15% dos domicílios, para 70% da malha urbana até 2012.


 


Carlito Merss é filiado ao PT desde 1983. Disputou a Prefeitura de Joinville em 1988, 1996 e 2002. Em 1992, foi eleito vereador na cidade. Dois anos depois, conquistou uma vaga na Assembléia Legislativa de Santa Catarina e, já em 1998, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2002 e 2006.


 


Eleito vereador em 2000 e também em 2004, quando obteve a maior votação da história de Joinville (7.396 votos), Darci de Matos é deputado estadual desde 2006. Foi presidente da Câmara Municipal da cidade durante seus dois mandatos. Para a Assembléia Legislativa, fez 48 mil votos.


 


Perfil


 


Carlito Merss
Partido: PT
Idade: 53
Profissão: Professor e industriário
Naturalidade: Porto União – SC
Patrimônio: R$ 378,3 mil


 



 


Fonte: da redação, com agências