Em Montes Claros (MG), Tadeu (PMDB) vence prefeito do PPS
O deputado estadual e ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite (PMDB) foi o escolhido para comandar a cidade pelos próximos quatro anos. Com 98% dos votos apurados, ele venceu o segundo turno das eleições na cidade, neste domingo (26), ao superar o p
Publicado 26/10/2008 19:49
Tadeu estava com 52% dos votos (95.106 eleitores), contra 48% (85.867) do prefeito. Sua coligação — “Montes Claros Para Todos” — reunia PMDB, PV, PP, PRB e PCdoB. Já Athos Avelino, da chapa “Montes Claros Cada Vez Melhor”, contava com PPS, partido do candidato, e outras 11 siglas — PMN, PSL, PTC, PTB, PT, PSC, PSB, PHS, PTN, PRTB e PRP.
A dupla repetiu a disputa da eleição de 2004, Mas, desta vez, Tadeu conseguiu levar vantagem sobre Avelino, que venceu naquele ano. O recém-eleito prefeito adquiriu vantagem no primeiro turno. Na ocasião, Tadeu Leite chegou à frente de Avelino com 46,40%, contra 32,26% do atual prefeito.
Apesar de ter recebido apoio do candidato derrotado pelo DEM, Ruy Muniz, terceiro colocado no primeiro turno, com 19,59% dos votos, Avelino não conseguiu fazer com que o apoiador transferisse os votos recebidos na primeira etapa para a sua candidatura.
Ferrenho adversário do atual prefeito, Muniz decidiu apoiá-lo praticamente sozinho. Os partidos da aliança que havia sustentado a sua candidatura (DEM, PSDB e o PDT) sinalizaram apoio a Tadeu no segundo turno.
A partir de 2009, Tadeu Leite, de 55 anos, vai governar a maior cidade do norte do estado pela terceira vez (1982 e 1992). Anteriormente, ele exerceu mandato de vereador, em Montes Claros, e o de deputado federal.
Montes Claros é o principal centro urbano do norte mineiro. Por esse motivo, apresenta características de capital regional, pois seu raio de influência abrange todo o norte de Minas Gerais e parte do sul da Bahia.