Sem categoria

Chávez repudia intromissão dos EUA em eleições na Nicarágua

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, repudiou o que considerou uma intromissão dos Estados Unidos na Nicarágua, onde o governo e a oposição discutem os resultados das eleições municipais realizadas no último domingo (9).

“Repudio em nome do governo bolivariano, revolucionário e do povo da Venezuela a intromissão mais uma vez do governo imperialista dos Estados Unidos nos assuntos internos de nossos países”, disse Chávez em referência à Nicarágua.



O presidente defendeu que “a Frente Sandinista ganhou claramente as eleições” na Nicarágua e questionou que Washington apóie “sem provas” as denúncias de fraude da oposição liberal, a qual acusou de iniciar os episódios de violência dessa segunda que provocaram duas mortes e deixaram vários feridos.



“Os Estados Unidos saem imediatamente para apoiar estes movimentos fascistas de direita, sem ter provas de nenhum tipo saem para questionar a legitimidade e transparência das eleições, atacando um Estado legítimo, um governo legítimo e um povo soberano”, disse Chávez.



Na última segunda-feira (10) , o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Word, expressou a preocupação de seu governo pelas supostas “extensas” irregularidades nas eleições do último domingo na Nicarágua, vencidas pela Frente Sandinista do presidente Daniel Ortega.



Maus perdedores



A oposição nicaragüense manifestou nesta terça-feira (12) que não reconhece os resultados oficiais das eleições municipais de domingo passado, vencidas pela Frente Sandinista, e exige a recontagem dos votos na presença de observadores independentes.



“Não aceitamos os resultados eleitorais devido às inúmeras anomalias e irregularidades. Vamos solicitar formalmente uma revisão completa dos votos e das atas de votação” por observadores independentes nacionais e internacionais, disse o porta-voz do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), Leonel Teller.



O secretário do Parlamento, o liberal Wilfredo Navarro, advertiu que se não houver uma recontagem dos votos, seu partido paralisará todas as instituições do Estado onde tem representantes, incluindo o Poder Judiciário, o Tribunal Eleitoral e a Procuradoria, entre outros. “Se (o presidente Daniel) Ortega acredita que pode fraudar as eleições, está enganado”, disse Navarro.



Vitória ampla



A Frente Sandinista de Libertação Nacional conquistou 94 das 146 prefeituras em disputa nas eleições municipais de domingo na Nicarágua, incluindo a capital do país, Manágua.



O Partido Liberal Constitucionalista elegeu 46 prefeitos. Ainda há seis disputas indefinidas, por atraso na contagem dos votos.



Da redação, com agências