Mostra interativa envolve a população em experiências do SUS
A ¨Mostra Interativa HumanizaSUS – o SUS que dá certo¨, que está percorrendo várias cidades brasileiras, em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde e ainda marcando os 5 anos da Política Nacional de Humanização, estará de 13, a partir das 8h30mi
Publicado 12/11/2008 12:22 | Editado 04/03/2020 16:35
De forma inovadora, som, imagens, arte e tecnologia se unem para que as pessoas, na passagem pela colméia, assistam a vídeos, vejam fotografias, confiram a produção de saúde de diversos cantos do Brasil, que implantou o SUS em 1988. A interação com quem circula pela mostra acontece em vários momentos. Na cabine de depoimentos as pessoas deixam as impressões e opiniões sobre o sistema público de saúde brasileiro. Jogos interativos exploram a noção de cada pessoa como protagonista do sistema público de saúde. Há computadores instalados para cadastro e aceso à rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net), que tem como foco a humanização do SUS em todo o País.
Nos dias 18 e 19 os visitantes da mostra terão oportunidade também de ver de perto as ações de humanização dos hospitais e unidades da rede estadual de saúde e experiências municipais. A Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado, já organizou 13 rodas de conversas, que acontecem simultaneamente a mostra. Uma delas é sobre o ¨Projeto agrícola¨, desenvolvido no Hospital de Saúde Mental de Messejana. Em outra roda de conversa o tema será transplante cardíaco, referência do Hospital Dr. Carlos Albert Studart, mais conhecido como hospital do Coração de Messejana.
Dois avisos aos visitantes são importantes: a entrada é gratuita e no dia 16 as atividades ficarão suspensas. Isso por causa do vestibular da UECE. A mostra será retomada no dia 17.
Fonte: Assessoria de Comunicação SESA