Parlamentares cearenses visitam sede da Embrapa

Para conhecer  os novos projetos e pesquisas da empresa, o senador Inácio Arruda visitou na manhã dessa segunda-feira (10), a sede da Embrapa em Pacajus. Presentes também o deputado federal Chico Lopes e o deputado estadual Lula Morais.

Aumentar o período de vida útil do caju para 30 dias e ampliar o período de produção são, atualmente, os principais desafios da Embrapa Agroindústria Tropical em relação à cajucultura, que de acordo com informações do Chefe Geral Vitor Hugo de Oliveira, a cultura do caju passa por uma crise mundial.


 


Durante a visita, o chefe da Embrapa, Vitor Hugo, falou sobre os avanços das pesquisas da empresa, como a substituição das copas do cajueiro, uma técnica já bastante usada pelos agricultores, e explicou as técnicas desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical, que permite a conservação do caju in natura por até 18 dias e já tem como resultado prático o aumento do consumo da fruta em estados de outras regiões do Brasil. O grande desafio agora é aumentar o tempo de prateleira para 30 dias.


 


Vitor Hugo informou ainda que, entre as potenciadades do caju, estão a clarificação industrial com o objetivo de atingir o mercado de corantes naturais, o desenvolvimento de aromas do caju para o uso industrial, a indicação geográfica da cajuína e o desenvolvimento da máquina de decodificação da castanha. Vitor Hugo pediu aos parlamentares a  implementação de políticas que favoreçam a implantação no campo e na indústria das tecnologia de primeira geração.


 


Caprinocultura


 


Maria Pinheiro, chefe geral da Embrapa Caprinos, em Sobral, falou sobre o desenvolvimento das pesquisas nesse setor, mostrando as qualidades da carne de cabra para saúde: baixas calorias e sem gordura saturada, principais exigências do mercado hoje, além das funções nutricionais básicas. Maria Pinheiro explicou também a qualidade do rebanho do Ceará, informando que o município de Morada Nova, por exemplo, tem a melhor pele de cordeiro do mundo para a indústria, além de ser uma raça genuinamente cearense.


 


O leite de cabra, que segundo a Dra. Maria se aproxima ao leite materno, está em terceiro lugar entre os alimentos mais nutritivos, além de poder ser utilizado por todas as pessoas que têm alergia a lactose, com problemas de má-absorção alimentar, gastrite, etc. “O consumo ainda é muito baixo” disse a pesquisadora, ressaltando ainda as qualidades do iogurte, da ricota e do doce feitos com o leite de cabra.


 


Acompanharam ainda o senador Inácio Arruda nessa visita, a prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, e o vice-prefeito eleito de Crateús, Mauro Rodrigues.


 


Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda