Dirigente do PCdoB é eleito presidente do Sindicato dos Professores de Londrina

O economista e professor universitário Sinival Pitaguari foi eleito presidente do Sindicato dos Professores de Londrina (Sindiprol).

Pitaguari é dirigente municipal do PCdoB em Londrina e Estadual do Paraná. A chapa única inscrita no pleito disputado na semana passada, recebeu 90% dos votos válidos. Mais de 500 professores participaram da eleição.


O Sindiprol é a entidade sindical representativa dos professores universitários das instituições públicas da região norte do Paraná e tem na área de abrangência aproximadamente 2.000 docentes. A principal base é a da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com mais de 1.500 professores.


 


Além de Pitaguari, a chapa formada por professores militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Operário Revolucionário (POR) e de independentes, conta com a presença de outro dirigente municipal do PCdoB de Londrina, o docente da área de engenharia, Nilson Magagnin.


 


“Conseguimos unir nesta chapa, as forças de esquerda e democráticas atuantes na UEL para um projeto de resgate de uma entidade de luta que é uma das mais importantes do Paraná. Grandes conquistas dos professores das universidades do estado, foram lideradas pelo Sindiprol. Resgatar este papel é uma das nossas metas”, destacou o presidente eleito Sinival Pitaguari.


 


Para ele, o fotalecimento da entidade sindical está ligado ao resgate do movimento docente dentro da UEL. “Nossa chapa debateu este conceito com a categoria durante a campanha eleitoral e entendemos que a linha central para este resgate é a unificação das entidades representativas dos docentes, o Sindiprol com a Associação dos Docentes da UEL (ADUEL)”, completou.    


 


Pitaguari informou que a nova diretoria, que toma posse no dia 5 de dezembro, vai convocar um congresso da categoria para debater os temas propostos no programa da chapa. “No Congresso queremos debater com a categoria as reformas sindical e da educação, a unificação das entidades, a filiação a centrais sindicais, entre outros pontos”, declarou.


 


De Londrina, José Otávio