HSBC demite 115 funcionários e bancários fazem paralisação no Rio
No dia 18, os funcionários do HSBC fizeram uma paralisação de 24 horas. A decisão foi tomada em assembléia realizada no dia anterior, após a demissão de 115 bancários.
Publicado 19/11/2008 20:03 | Editado 04/03/2020 17:05
Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio, a paralisação atingiu cerca de 80% das agências e prédios da empresa em todo o Município do Rio de Janeiro, num total de 40 unidades.
Durante a tarde, o Sindicato participou de uma reunião com a direção do HSBC, na sede da Federação dos Bancários RJ/ES. Os sindicalistas repudiaram a postura do banco e a política de demissões e cobraram o cancelamento das dispensas. O corte atingiu 95 trabalhadores da Unidade de Transporte de Serviço (TSU), responsável pelo processamento de abertura de contas correntes, do HSBC e da financeira Losango, que pertence ao grupo. Os outros demitidos eram funcionários de agências.
Os representantes do banco alegaram que as dispensas “têm caráter estrutural”, já que alguns setores estão sendo “transferidos para São Paulo e Curitiba”. O Sindicato reivindicou o aproveitamento dos trabalhadores nas agências da cidade, já que o atendimento à população é precário no banco, em função da carência de mão-de-obra. Em princípio, a direção da empresa negou a proposta dos sindicalistas, mas prometeu dar uma resposta mais adiante.
O Sindicato vai denunciar ao governo do Estado e à Prefeitura a suposta transferência de setores do HSBC para outras capitais, o que contribuiu ainda mais para o esvaziamento econômico do Rio de Janeiro.