I Encontro Municipal de Grêmios da Ubes começa nesta quinta
A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) realiza nesta quinta, dia 4, o I Encontro Municipal de Grêmios na cidade de Teresina. O evento acontece no auditório do Liceu e faz parte da agenda nacional da Ubes como preparação para o Encontro Regi
Publicado 03/12/2008 14:54 | Editado 04/03/2020 17:02
O Encontro é um primeiro passo de mobilização das entidades estudantis para se organizarem através da filiação a Ubes. A coordenação da entidade está fazendo o cadastro de todos os grêmios para conhecer a atuação do movimento estudantil. “Objetivo é cadastrar estes grêmios à Ubes e fazer uma análise sobre movimento em todo o país, quais as bandeiras de lutas dos grêmios nos municípios, rearticular o movimento nacionalmente”, explica o Júlio César de Sousa, diretor regional da Ubes no Piauí e Maranhão.
O Encontro em Teresina vai discutir temáticas voltados para a educação, com o tema “A nova escola, a educação que temos, a educação que queremos”, os estudantes vão falar sobre os desafios para melhorar o ensino no país.
Durante a manhã os estudantes vão participar de um debate sobre a nova escola com os secretários de educação do município de Teresina e do Estado, Washington Bonfim e Antonio José Medeiros e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), do Sindicato dos Professores e Auxiliares de Educação (Sinpro) e do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepi). No período da tarde do dia 4, a Ubes fará mobilização de fortalecimento dos grêmios estudantis.
Entre os principais desafios do movimento estudantil secundarista para o futuro é libertar a atuação dos grêmios estudantis da relação com modelo administrativo das escolas. O Encontro vai debater sobre a gestão e participação dos estudantes nos grêmios e nos conselhos escolares.