Expectativa e otimismo marcam a abertura do 1º Curso de Vereadores e Vices do PCdoB
Mais de 85 vereadores e vice-prefeitos, entre os 168 eleitos no último pleito eleitoral à frente da legenda comunista, compareceram à Organização Fraternal São José na manhã desta sexta-feira (05/12), no Largo de Roma, em Salvador. Por se tratarem, em sua
Publicado 05/12/2008 13:45 | Editado 04/03/2020 16:21
“Vim aqui em busca de aprendizagem, porque é a minha primeira incursão na política e preciso de experiência para fazer um bom trabalho na região”, destacou Edson Ferreira, vereador eleito de Prado. “Sou ‘marinheira de primeira viagem’ e, com certeza, o curso vai me capacitar a ser uma verdadeira e autêntica vereadora”, emendou a recém-eleita Marly das Virgens, presidente-fundadora do PCdoB em Coronel João Sá, na divisa com Sergipe.
“Esse encontro convoca todos os eleitos para, junto com lideranças tradicionais do partido, construir um estado e uma cidade mais justa, mais humana e mais solidária”, ratificou a futura vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima. A respeito da polêmica em torno da contaminação das águas do município, por conta da exploração de urânio, Maria adiantou que pretende, já no dia posse, convocar as instituições da área ambiental a nível municipal, estadual e federal para selar apoios e parcerias. “É preciso preparar o crescimento com responsabilidade e sustentabilidade”, arrematou.
Capacitação e informação
Por conta da distância, alguns novos vereadores e vices não puderam comparecer ao evento, mas o presidente estadual da legenda, Péricles de Souza, já adiantou que serão realizados cursos regionais para que se possa atingir, de fato, todos os eleitos no último 05 de outubro. “Os vereadores têm papel indispensável na defesa das bandeiras de luta do PCdoB e são militantes na sua expansão enquanto partido”, ressaltou Souza. “Os parlamentares representam a cara do partido”, completou Ricardo Moreno, integrante da Comissão Estadual de Formação e Propaganda.
Professor de História da Universidade Estadual da Bahia, Ricardo Moreno inaugurou a série de palestras programadas para o curso e que seguem até a tarde de domingo (07/12). Sob o tema “História do PCdoB”, e ao lado do secretário estadual de formação, Milton Almeida, Moreno fez uma breve explanação sobre a fundação e trajetória do Partido Comunista do Brasil, contextualizado dentro do cenário de revoluções e movimentos sociais do país. “O papel histórico e a missão que o PCdoB representa passam a ser, também, o papel e a missão de cada um de vocês”, afirmou, dirigindo-se à platéia. “O partido tem um propósito histórico que o diferencia dos demais, que é o de mudar a forma de organização da sociedade”, enfatizou Almeida que, na sua explanação, lembrou de lideranças expressivas da legenda, como Astrogildo Pereira e Luis Carlos Prestes.
Os vereadores e vice-prefeitos voltam a se encontrar no turno da tarde, em palestra ministrada pelo presidente nacional, Renato Rabelo, seguindo a temática “A conjuntura e a tática do partido”. “O PCdoB é o partido do mundo do trabalho, e que tem a sua história cravada no coração da construção da luta popular e democrática do Brasil. Portanto, tem que colocar seus princípios, aprofundar a sua teoria e, acima de tudo, afirmar a sua prática política para os novos parlamentares que irão compor futuros quadros nas Câmaras Municipais de todo o país”, destacou Alice Portugal, endossando a importância do curso. “É importante para a vida partidária, para potencializar a gestão dos novos mandatários e para o acompanhamento de suas ações em cada município. Ou seja, representa uma integração partidária e unificação ideológica, programática e do ponto de vista das ações legislativas”, arrematou Daniel Almeida.
De Salvador,
Camila Jasmin