PCdoB presente na equipe de João da Costa

O prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), os nomes que irão compor a sua equipe de secretariado a partir de janeiro de 2009. O PCdoB se mantém no primeiro escalão, agora com a Secretaria de Desenvolvimen

São 18 nomes, correspondentes a 16 secretarias, um Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão, e uma Chefia de Gabinete. Entre eles, figura o do atual secretário de Assistência Social, José Bertotti. O comunista era secretário executivo de Paulo Dantas que comandava a pasta e teve de se desincompatibilizar para concorrer às eleições municipais deste ano.


 


Com a saída de Paulo Dantas, Bertotti encabeçou a Secretaria de Assistência Social. Cargo que assumiu por mérito e confiança. Atributos que lhe asseguraram uma vaga na equipe de João da Costa. Ele agora passa da Assistência Social para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.


 


“O PCdoB se sente plenamente contemplado com a sua participação no novo secretariado. O partido irá ocupar um espaço importante, onde poderá contribuir com a política de desenvolvimento do presidente Lula e do Governo Eduardo Campos. O PCdoB vai emprestar todo o esforço de seus militantes para garantir que este governo tenha êxito e que o Recife continue avançando no rumo das mudanças e para a melhoria das condições de vida do nosso povo”, declarou, animado, José Bertotti.


 


O atual prefeito do Recife, João Paulo, exaltou a participação dos comunistas em seus oito anos de governo. Especificamente o seu vice-prefeito, Luciano Siqueira, a quem o petista se referiu como um “companheiro fiel com quem pôde contar em todos os momentos”.


 


Para Siqueira, que também estava presente no anúncio, a escolha dos nomes que compõem o novo secretariado só vem a consolidar o trabalho realizado durante os oito anos de Governo João Paulo.


 


“João da Costa e Milton Coelho (PSB) concretizam aqui o que foi assinalado em seus discursos: a vontade de prosseguir com um projeto político que a população aprovou e que vai continuar. Um governo capaz de construir consensos e dirimir conflitos, comprometido com a cidade e com um projeto nacional. Em nome do PCdoB, externamos confiança e determinação neste governo que se inicia, nos comprometendo com a mesma lealdade que tivemos nestes oito anos com João Paulo. Haveremos de continuar vencendo”, disse Luciano Siqueira.


 


O presidente estadual do PT, Jorge Peres, disse que João da Costa e seus secretários assumem num momento difícil, já que a crise econômica está atingindo a todos. Mas, acredita que esta equipe vai conseguir levar adiante os planos de crescimento do Recife e que dão suporte ao presidente Lula.


 


“Dou meu testemunho sobre a capacidade de João da Costa de construir consensos e aglutinar as forças políticas no campo da esquerda. Ao fazer isso, constrói a unidade necessária que servirá de esteio a este governo”, afirmou Peres referindo-se à Frente do Recife, coligação de 16 partidos que, juntos, deram a João da Costa a vitória logo no primeiro turno.


 


Confiro, agora, os nomes que compõem a equipe de secretariado de João da Costa:


 


Chefe de Gabinete – Félix Valente
Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão – Milton Botler
Secretário de Administração e Gestão de Pessoa – Fernando Nunes de Souza
Secretária de Assistência Social – Karla Menezes
Secretário de Assuntos Jurídicos – Ricardo Soriano
Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – José Bertotti
Secretário de Coordenação Política de Governo – Roberto Arraes
Secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã – Amparo Araújo
Secretário de Cultura – Renato L.
Secretário de Educação, Esporte e Lazer – Cláudio Duarte
Secretária de Gestão Estratégica e Comunicação Social – Lygia Falcão
Secretário de Habitação – Heraldo Selva
Secretário de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Amir Schvartz
Secretário de Finanças – Marcelo Barros
Secretário de Saneamento – José Marcos de Lima
Secretário de Saúde – Gustavo Couto
Secretário de Serviços Públicos – José Humberto Cavalcante
Secretário de Turismo – Samuel Oliveira


 


Do Recife,
Inamara Melo e Daniel Vilarouca