Confraternização ao som de samba

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) em Pernambuco promove, neste domingo (21), a última mesa de samba 2008 do projeto Negro Samba Sim. Desta vez, a festa conta com a participação de todos os sambistas que passaram pelo Mercado da Ribeira nas edições

Foram oito edições do Negro Samba Sim realizadas este ano. Sempre no primeiro domingo do mês. Uma iniciativa que resgata a cultura negra de raiz através de ritmos afro como o samba, a capoeira, o afoxé, entre outros. Todos reunidos num só local: o Mercado da Ribeira, em Olinda.


 


Nesta última apresentação, os organizadores da festa pensaram em algo especial, promover uma grande mesa de samba e uma roda de capoeira gigante. Para isto, trarão todos os sambistas e grupos de capoeira que já se apresentaram no Negro Samba Sim. São mais de 20 músicos e inúmeros capoeiristas se confraternizando com o público que sempre marca presença com alegria e alto astral na Ribeira.


 


“O Negro Samba Sim cumpriu um papel importante porque mantém uma regularidade, estimula e difunde a cultura afro”, afirma a produtora do evento, Viviane Alves. Para o presidente da Unegro em Pernambuco, Eroilton Santos, o Negro Samba Sim foi mais além, conseguiu mostrar para o público que o estado tem sambistas de qualidade. “Alguns sambistas têm externado que fazia muito tempo que não tinham esse espaço. Alguns até estavam fora do mercado e tiveram um palco para tocar”, destaca.


 


Para comemorar este encontro entre cultura e população, todos os participantes desta última edição do Negro Samba Sim 2008 irão se apresentar de branco e convidam você a também vir de roupa branca. Durante a festa, a prefeita de Olinda, Luciana Santos; o secretário Estadual de Esportes, Nelson Pereira; e a Escola de Samba Galeria do Ritmo serão homenageados como personalidades e grupo que contribuíram com o crescimento da cultura afro no estado.


 


Mas, calma! Não precisar ficar desanimado antes da hora, pensando que o Negro Samba Sim vai acabar. Esta é apenas a última apresentação do ano. Em 2009, tem mais!


 


Então, não esqueça! Neste domingo tem a última mesa de samba do projeto Negro Samba Sim, em 2008. A festa começa a partir das 15h, com a apresentação de grupos de capoeira e, logo em seguida, os sambistas colocam todo mundo para dançar. O evento acontece no Mercado da Ribeira, em Olinda, e a entrada é gratuita.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca