Dois municípios do Piauí terão nova eleição

Os municípios de Pimenteiras e Anísio de Abreu terão novas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que nova eleição em Pimenteiras acontece no dia 25 de janeiro, segundo resolução aprovada na sessão de ontem.

O presidente da Câmara Municipal vai administrar o município até que se resolva a questão. Outro projeto polêmico diz respeito ao município de Anísio de Abreu, a 568 quilômetros ao Sul de Teresina, o prefeito não será diplomado. O Tribunal decidiu que o processo contra o prefeito reeleito Auricélio Ribeiro (PDT) volta para a zona eleitoral de origem, onde o juiz deve ouvir testemunhas completando a instrução processual.



A Junta Eleitoral, em Pimenteiras, já tinha decidido pela realização de um novo pleito. O candidato Francisco Antão Arraes de Carvalho (PMDB) teve o registro de candidatura indeferido, por isso os seus votos, que eram a maioria, foram considerados nulos. A realização de nova eleição se dá porque os votos considerados nulos ultrapassaram 50 por cento dos votos válidos.



A decisão do Tribunal foi unânime seguindo o voto do relator do processo Kássio Nunes Marques. Por outro lado, o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Caminha, defendeu a diplomação do segundo colocado: Francisco Bezerra (PTB).  O juiz eleitoral Valter Rebelo Filho relatou a minuta da resolução que disciplina a nova eleição no dia 25 de janeiro. A resolução adota o regulamento da eleição extraordinária.



ANÍSIO DE ABREU – O TRE decidiu que os autos do processo vão voltar a zona eleitoral de origem, atendendo a uma reclamação do advogado de defesa do prefeito, advogado Norberto Campelo. Ele havia alegado que devem ser anexados novos documentos ao processo e não houve oportunidade da defesa produzir provas e ouvir testemunhas.