Rede municipal de saúde pronta para festas

IJF vai ter 40% a mais na quantidade de medicamentos e material médico-hospitalar.

Com o objetivo de prestar a melhor assistência à saúde para a população durante as festividades do Natal e Réveillon, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deliberou uma série de medidas a serem tomadas pelos hospitais da rede municipal de saúde, bem como pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).


 


As equipes dos hospitais distritais (Frotinhas, Gonzaguinhas, Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição e Centro de Assistência à Criança Lúcia Fátima) suspenderam as cirurgias eletivas desde segunda-feira (22), até o dia 4 de janeiro de 2009, visando aumentar a oferta de leitos para urgência e emergência. Com o mesmo objetivo, as equipes irão avaliar pacientes internados na rede municipal para identificar aqueles que possam receber “alta temporária”.


 


Todas as equipes médicas deverão estar com suas escalas de profissionais completas e confirmadas, em especial de anestesistas, traumatologistas e cirurgiões gerais. As escalas dos demais plantonistas também deverão estar completas e confirmadas. Deverá haver escala normal de servidores dos setores de Manutenção, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Limpeza, Maqueiros, Motoristas, etc., que deverão atender às necessidades habituais e eventuais.


 


Quanto ao abastecimento dos hospitais, a orientação foi de que todas as medidas administrativas sejam adotadas para provê-los com todos os insumos necessários ao seu pleno funcionamento. Medicamentos, soros, material médico (fios de sutura, filmes de R-X, gases, seringas, etc.), alimentos, produtos de limpeza, gases medicinais e outros, deverão estar disponíveis em quantidades suficientes.


 


Para a manutenção dos hospitais, todas as medidas estão sendo tomadas para que os diversos equipamentos estejam em plenas condições de funcionamento. Os geradores estão sendo revisados e testados, a fim de estarem prontos para funcionar em casos de falta de energia da rede pública. Também as ligações da Cagece e as bombas de cisterna dos hospitais municipais estão sendo revisadas.


 


Ao contrário das emergências dos hospitais, que permanecem abertas nos feriados pelos serviços essenciais que desempenham, os centros de saúde da família não funcionarão nos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Da mesma forma, não estarão abertos nos dias anteriores e posteriores a estes feriados, 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro, aderindo ao ponto facultativo decretado pelo executivo municipal.


 


IJF – Também o Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência do Ceará, prepara-se para atender a população em mais um final de ano. O hospital vai contar com um incremento de 40% na quantidade de medicamentos e material médico-hospitalar, além do pleno funcionamento de todos os seus equipamentos, como raios-X e tomógrafos. O hospital garantirá as equipes médica e de enfermagem completas. No total, o IJF contará com 36 médicos a cada 12 horas de plantão. Cem macas novas, além do total que o hospital já dispõe, também serão disponibilizadas aos usuários.


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza