Assentamento Maceió e Instituto Janus apostam na cultura para desenvolvimento comunitário

A cultura e os folguedos populares são usados como fatores de união e participação no Assentamento Maceió, localizado no litoral de Itapipoca, a 178 km de Fortaleza, na região norte do Ceará.  Instalado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reform

“Antes do assentamento já havia Reisado na região. Mas a brincadeira passou por uma fase de enfraquecimento por causa da desunião dos líderes. O Janus está investindo no Reisado como fator de união”, explica o presidente da ONG, Raul Monteiro. Além do cortejo do Reisado, a programação inclui apresentação do Coco e do Forró Los Manos, grupo local de forró pé-de-serra. Parte das roupas do Reisado é feita pelos próprios brincantes com folha de bananeira e fibras de coqueiro.


 


Na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da harmonia da comunidade, Raul diz que o Instituto trabalha a resolução de conflitos e o planejamento participativo com base nas propostas do professor e pesquisador gaúcho Danilo Ganem, que recebeu influências da Teologia da Libertação. Simultaneamente, a ONG se vale de idéias do físico e psicólogo norte-americano Arnold Mindell. “Os conflitos são trabalhados durante a crise. Se há o conflito há a oportunidade. Se as partes ainda não podem se suportar, trabalhamos com elas separadamente”, resume, Raul, que traduziu um livro de Mindell, dando-lhe o título de “A liderança como arte marcial”.
 


Para Raul e os demais organizadores, com a festa, a população pretende reunir as diferentes comunidades do Assentamento e receber visitantes que conhecerão as belezas naturais e a gente animada da região. Para chegar ao Assentamento Maceió, as orientações são as seguintes: Saindo de Fortaleza: CE-085, a Estrada do Sol Poente, sentido Praia da Baleia até o girador do Barrento. Segue pela Estrada da Praia da Baleia até onde as dunas tocam o asfalto. Na placa sinalizando “Assentamento Maceió” vira à esquerda e segue 6 km até o local da festa. Entrada franca.


 
    
Fonte: Agência da Boa Notícia