João Lemos anuncia gestão cidadã

O prefeito reeleito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB), anunciou na manhã desta segunda-feira (29), o novo modelo de governo que vai permear o seu segundo mandato na cidade (2009-2012) e os nomes que irão compor a sua equipe de secretariado. A partir do pr

Depois de “arrumar a casa”, João Lemos amplia o seu governo de mudanças e promove uma maior participação popular. Ele que nos últimos quatro anos tem trabalhado para a população e com a população que ouvir e corresponder ainda mais os anseios do povo de Camaragibe.


 


Para isso, o prefeito lançou na manhã de hoje, no Vila Timbi Recepções, o seu modelo de Gestão Democrática e Participação Cidadã (GDPC) que entra em prática a partir do dia 1º de janeiro. A nova ferramenta administrativa contribui, sobretudo, para os trabalhos do Orçamento Participativo (OP) quando a população escolhe quais serviços são prioridade nos bairros.


 


A GDPC será formada pelo Grupo Gestor Municipal, com um coordenador e cinco gestores de território – um para cada uma das cinco RPA's (Região Político-Administrativa); pelo Comitê de Desenvolvimento Territorial, que terá um gestor de território e representantes dos bairros, onde será eleito um para cada 2.000 habitantes; e pelo Comitê de Desenvolvimento Municipal (Grupo Gestor Municipal mais o Comitê de Desenvolvimento Territorial).


 


João Lemos explicou que a GDPC vai realizar plenárias nos 29 bairros de Camaragibe para fazer um levantamento de dados e eleger os membros do Comitê de Desenvolvimento Territorial, escolhido pelos próprios moradores. Após os trâmites legais para a institucionalização do novo modelo de gestão, será traçado o Plano Territorial de Desenvolvimento de Camaragibe.


 


Para dar estrutura a tudo isto e aos trabalhos da Prefeitura, o governante promoveu uma pequena reforma administrativa. João Lemos extinguiu duas secretarias e reformulou outras. A partir de janeiro, a Secretaria de Comunicação Social dá lugar à Assessoria de Comunicação, ligada ao Gabinete do Prefeito; a Secretaria de Obras foi desmembrada em duas: 1 – Infra-estrutura e 2 – Limpeza e Manutenção Urbana; à Secretaria de Desenvolvimento Econômico será acrescentado “Juventude e Emprego”; e as secretarias de Administração e Finanças passam a ser uma só.


 


Durante a coletiva, o prefeito anunciou ainda os nomes que farão parte da sua equipe de secretariado a partir do ano que vem. Confira a equipe abaixo:


 


Secretaria de Administração e Finanças – Reginaldo Albuquerque
Secretaria de Articulação Institucional – Luis Carlos Lemos
Secretaria de Trânsito e Transporte – Luciano Andrade
Secretaria de Infra-estrutura – Francisco Davi
Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana – Davi Neto
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Juventude e Emprego – Arnaldo Lage
Secretaria de Governo – Francisco Coutinho
Secretaria de Saúde – Ricarda Samara
Secretaria de Assistência Social – Ana Farias
Secretaria de Educação – Rossana Albuquerque
Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente – Eduardo Moura


 


Camaragibe é o quinto maior colégio eleitoral de Pernambuco.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca