Governo do Estado inaugura laboratório de exames de DNA

A partir da próxima segunda-feira (05/01), a população do Ceará contará com uma unidade própria do Estado para a realização de exames de DNA. O Laboratório de Biologia Molecular do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi inaugurado nesta terça-fe

Com o novo equipamento – mais moderno do Ceará – serão realizados até 500 exames de paternidade por mês. Até zerar a fila, que hoje está em torno de 4 mil pessoas, será feito um mutirão. Profissionais da saúde que trabalham no Lacen atenderão de segunda-feira a sexta-feira. A expectativa é de que no prazo de oito meses as filas para a realização de exame de reconhecimento de paternidade deixem de existir. Além dos exames de DNA, a tecnologia implantada no laboratório permitirá a realização de exames de bioequivalência de medicamentos.


 


De acordo com o governador, com a implantação do equipamento fica garantido o acesso de pessoas mais carentes ao DNA. “Nós temos procurado alcançar as novas tecnologias e com esse seqüênciador nós estamos democratizando o acesso a esse tipo de exame para toda a população carente de nosso Estado”. Cid também garantiu que o Ceará passará por uma “revolução” na área da saúde nos próximos dois anos, referindo-se a construção de dois hospitais regionais – um em Sobral e um em Juazeiro do Norte – e 20 policlínicas nas microrregiões do Estado. “Estamos concretizando importantes passos direção da interiorização da saúde”, prometeu.


 


Na unidade foram investidos R$ 1 milhão. Desse total, R$ 325 mil foi destinado a aquisição do seqüênciador e dos equipamentos acessórios. Para a realização de um exame de DNA são necessárias as presenças da criança, da mãe e do suposto pai. Dentro de quatro dias o resultado é encaminhado à vara da família. Os exames só serão realizados mediante solicitação judicial.


 


O diretor do Lacen, Ricardo Carvalho, avalia que a inauguração de um laboratório de biologia molecular no Estado pode mudar consideravelmente a estrutura familiar. “Muitos casos de privação de alimentos, restrições afetivas e até psicológicas terão, a partir da facilidade da realização de exames de DNA, um novo final”, comemora.


 


Já o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Fernando Ximenes, destacou a iniciativa do Governo do Estado e garantiu mais celeridade nos processos. “O laboratório, além de promover cidadania para as pessoas mais carentes vai acelerar os processos que, na maioria das vezes, passa anos para serem julgados”, afirma.


 


O Lacen realiza mais de 40 tipos de exames de notificação compulsória, ou seja doenças que podem comprometer a sociedade e que possuam externidades.


 


Serviço:


Lacen – Av. Barão de Studart, 2405 – Fortaleza.


 
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado