Maternidade volta a ser credenciada pela Prefeitura de Fortaleza
Secretário Odorico Monteiro visitou a unidade, que cumpriu exigências de funcionamento da SMS.
Publicado 31/12/2008 10:50 | Editado 04/03/2020 16:35
Dois meses depois de ter sido descredenciado pela Secretaria Municipal de Saúde por irregularidades no seu funcionamento o Hospital e Maternidade Argentina Castelo Branco volta a atender pelo SUS. A unidade cumpriu todas as exigências de funcionamento e condições sanitárias exigidas pelas equipes de auditoria das secretarias municipal e estadual de Saúde.
O secretario municipal de saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, visitou a unidade nesta terça-feira (30) para verificar pessoalmente as mudanças realizadas.
A principal exigência foi o cumprimento da escala completa de profissionais nas equipes de assistência ao parto e ao nascimento, que compreende a presença de obstetra, anestesista, pediatra e corpo de enfermagem. O hospital deve manter ainda plantonista 24 horas, equipe de enfermagem completa, farmacêutico responsável, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e acesso ao serviço de patologia clínica.
A intenção do poder público é garantir a segurança da assistência. As auditorias são procedimentos de rotina realizados nos hospitais públicos e privados que prestam serviço ao SUS. Os auditores têm a obrigação de fiscalizar os hospitais privados pelo menos três vezes por semana, para autorizar as internações de emergência, avaliar previamente os pacientes que vão se submeter a procedimentos cirúrgicos e verificar o funcionamento geral da instituição.
O Hospital e Maternidade Argentina Castelo Branco é uma instituição privada, conveniada ao SUS, que realiza em média 600 internações por mês, perfazendo uma média de 250 a 400 partos. Recebe do SUS mensalmente de R$ 170 a R$ 270 mil reais e possui 44 leitos, sendo 22 de clínica médica, 22 de obstetrícia e 3 leitos de pré-parto. O Hospital localiza-se na rua Maceió, 1350, no Henrique Jorge.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza