Renildo promete continuidade e novas ações

Na noite desta quinta-feira (01), em solenidade realizada na Câmara Municipal, Renildo Calheiros (PCdoB) foi empossado como o novo prefeito de Olinda. Ele e os 17 vereadores eleitos assumiram seus cargos e já começam a trabalhar em prol da qualidade de vi

O plenário da Câmara de Vereadores de Olinda ficou pequeno para a grande quantidade de pessoas que foram conferir a posse do prefeito da cidade, Renildo Calheiros. Do lado de fora do Palácio Bernardo Vieira da Melo, quem não conseguiu entrar, acompanhava por um telão o primeiro pronunciamento do comunista. Em seu discurso, Calheiros prometeu dar continuidade às ações estruturadoras iniciadas por Luciana Santos com “a justiça e democracia necessárias para promover o bem-estar da população numa sociedade mais justa”.


 


O novo governante e os vereadores eleitos entregaram suas declarações de bens e tomaram posse de seus cargos. Dos 17 parlamentares eleitos, 15 são da base governista e quatro são do PCdoB, entre eles Marcelo Soares que foi eleito presidente da Câmara de Vereadores por esta legislatura.


 


Após a posse, Renildo seguiu a pé, em meio à multidão, até o Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, para a transmissão de cargo com a ex-prefeita Luciana Santos. Lá, ele assinou o Livro de Registros e recebeu das mãos da ex-governante a bandeira do município, simbolizando que Calheiros é oficialmente o novo prefeito da cidade.


 


Renildo Calheiros é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde a década de 80. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), vereador de Recife e estava em seu terceiro mandato como deputado federal. Neste período, foi o vice-líder do Governo Lula, na Câmara Federal, e até dezembro passado, quando ainda era deputado federal, foi também o líder da bancada do PCdoB e líder do Bloco de Esquerda (PCdoB, PSB, PDT, PMN e PRB).


 


Elogios à Luciana…
Bastante emocionada, Luciana Santos passou o governo para as mãos de Renildo Calheiros com “a sensação de dever cumprido”. Ela, que durante oito anos foi a mulher forte à frente de Olinda, deixa a cidade com o salário de todos os servidores em dias, diversas obras executadas e outras já iniciadas com garantia e seguridade de conclusão.


 


“Quando chegamos aqui, há oito anos, encontramos uma cidade cheia de lixo, com o salário dos servidores atrasados e sob o risco de perdermos o título de Patrimônio da Humanidade. Hoje, além de reverter todo este quadro, estamos deixando quase R$ 400 milhões em recursos garantidos para que as obras em andamento possam ser concluídas sem maiores atropelos”, declarou a ex-prefeita.


 


O governador Eduardo Campos, presente à cerimônia, chegou a citar São Francisco de Assis para ilustrar as mudanças que Luciana Santos conseguiu fazer em Olinda. “São Francisco dizia que a gente começa fazendo o necessário; depois, faz o possível e terminamos fazendo o impossível”. Para completar: “Com a ajuda do povo, Luciana conseguiu fazer o impossível ainda em seu primeiro mandato quando todas as forças políticas, locais e nacionais, eram adversárias”.


 


A posse dos secretários…
Na manhã da sexta-feira (02), já na autoridade de prefeito, Renildo Calheiros empossou seus 14 secretários, o chefe de Gabinete e os dois assessores especiais. A ordem, agora, é trabalho!


 


“Nestes primeiros dias de governo, eu vou me reunir com o secretariado e deixar todos a par das intervenções que estão acontecendo em Olinda, o que precisa ser melhorado e o que é prioridade. Quero passar pelos bairros, visitar estar obras e iniciar um plano de calçamento das ruas da cidade. Eu acredito que nos próximos meses, vamos entregar várias ruas da cidade recuperadas”, disse o novo prefeito.


 


Calheiros pediu aos seus secretários que se apresentassem à imprensa e tratassem de forma clara os problemas do município, numa força de fazer um governo transparente.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca