Potiguares realizam ato contra massacre de palestinos por Israel

Cenas de forte emoção marcaram sexta-feira à tarde (09 de janeiro) no Ato Público de Solidariedade ao Povo Palestino, no calçadão da Av. João Pessoa, em Natal-RN, promovido pelo Comitê Potiguar de Solidariedade ao Povo Palestino, formado pelas entidades:

O Ato contou com a presença do representante da Federação Palestina para a América Latina, Hanna Safieh, do deputado Fernando Mineiro (PT), vereador George Câmara (PCdoB), do Coordenador dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Marcos Dionísio e vários outros militantes dos movimentos sociais.



Hanna criticou a forma como o massacre vem sendo tratado pelas autoridades, mostrando que as Nações Unidas levaram catorze dias para encontrar um texto muito fraco para abordar o assunto. Por outro lado, disse que Barak Obama, presidente eleito dos Estados Unidos, não teve coragem de se pronunciar sobre o massacre. Mas asseverou que 'Não existe força militar no mundo capaz de silenciar um povo'.



Tanto nas faixas como nos discursos, os participantes do Ato Público exigiram do governo brasileiro o rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com Israel. Além do fim do genocídio na Faixa de Gaza, os manifestantes gritavam palavras de ordem como 'Abaixo o estado fascista e racista de Israel', 'Viva a resistência do povo palestino' e 'O palestino é meu amigo / mexeu com ele, mexeu comigo'.



Para o comerciante palestino radicado em Natal e sócio da Associação Beneficente Muçulmana do Rio Grande do Norte, Mohamed Taufik, o que Israel vem fazendo em Gaza é um verdadeiro massacre contra a população civil, principalmente contra as crianças. Até ontem, segundo informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), pelo menos 257 das 785 pessoas mortas eram crianças que não tiveram como se proteger dos mísseis. O número de feridos atingiu 1.080 pessoas até o início da noite de sexta-feira – um quantitativo que deve aumentar, pelo fato de Israel e o Hamas terem se negado a obedecer ao cessar-fogo da ONU.


 


Palestra nesta terça-feira



O Comitê Potiguar de Solidariedade ao Povo Palestino promove nessa terça-feira, às 18h00, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Rio Grande do Norte, uma palestra sobre a questão palestina, com o Professor Hanna Safieh, palestino radicado no Brasil. A palestra faz parte da programação de protesto contra o massacre que Israel vem promovendo na Faixa de Gaza, onde o exército e a aviação israelenses vêm bombardeando e matando a população civil, o que é considerado crime de genocídio.



De Natal, Jan Varela com fotos de Érica Maia.