Entidades querem Eliana Gomes presidente da Comissão de Mulheres

Na manhã do dia 21 de janeiro cerca de 16 representantes de entidades se juntaram e entregaram um manifesto à presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. O documento pede que a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) seja presidente da Comissão de Mulheres da Câ

A coordenadora local e nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Francileuda Soares participou da redação e da entrega do manifesto e diz ter certeza, que com Eliana presidindo a comissão, as reivindicações das mulheres de Fortaleza serão priorizadas e todos os dias estarão em pauta no debate da Câmara. “Com toda a história de militância e do seu envolvimento nos movimentos de mulheres, isso dá a Eliana autonomia e credenciamento para ser uma representante legal de todas as mulheres da nossa cidade”. Acrescenta Francileuda.



 
O manifesto traz cerca de 150 assinaturas e foi organizado por entidades de movimentos feministas e movimentos sociais. No conteúdo do manifesto as entidades pedem Eliana como presidente e ao final discorrem sobre quatro motivos para que a comunista seja a presidente da comissão. A vereadora Eliana Gomes se diz confiante do reconhecimento do seu trabalho por parte de Salmito e agradeceu manifestação.
 


Além da representante da UBM estavam presentes as seguintes entidades: Federação de Bairros e Favelas, Centro Socorro Abreu, Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher, União dos Moradores de Luta do Bairro Álvaro Weyne, Movimento em Defesa da Vida das Goiabeiras, as associações dos bairros Dias Macedo e  Ellery etc.
 
 
Confira o manifesto na íntegra:
 
Manifesto em defesa de Eliana Gomes para presidenta da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Fortaleza.
 


Nós, mulheres, precisamos ocupar politicamente os espaços. Nossa sociedade ainda é bastante marcada por relações desiguais sustentadas pela divisão social e sexual do trabalho, pelo controle sobre o corpo e a sexualidade feminina e pela exclusão das mulheres dos espaços de poder.
 


Sempre estivemos presentes nos grandes debates da cidade, do estado, do Brasil e do mundo. Na luta pela paz e contra as guerras entre os povos; pela liberdade e pela diversidade de mulheres e homens; por novos modelos de sociedade. Fortaleza e o Ceará sempre foram protagonistas da luta feminista. Aqui, muitas mulheres estiveram, estão e estarão organizadas e mobilizadas em defesa de suas causas e das causas do povo.
 


O Governo Lula vem demonstrando como se muda a vida das mulheres num país marcado por uma sociedade machista, sexista, patriarcal, que obscureceu durante tanto tempo o papel político, econômico e cultural que as mulheres desempenham dentro e fora de seus lares.
 


A atual gestão da Prefeitura Municipal vem implementando um novo olhar sobre as mulheres da cidade, investindo numa nova forma de pensar a diversidade da condição feminina no enfrentamento à violência, na atenção à saúde, no incentivo às alternativas de trabalho e renda, nas ações de formação política, no acesso às políticas públicas de habitação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
 


É um novo contexto que vem se construindo a partir da luta de mulheres e homens que nos antecederam e que compartilham conosco os desafios da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Acreditamos que a CÂMARA MUNICIPAL tem fundamental importância nesses novos tempos que se estabelecem para a vida das mulheres na cidade.
 


Os (as) 41 vereadores (as) da atual legislatura, dentre eles (as) apenas quatro mulheres, atuarão numa cidade onde a metade da população é constituída por mulheres, das quais 30 % chefiam suas famílias tendo que se dividir entre os trabalhos de produção e de reprodução social. No legislativo municipal há uma comissão que interessa particularmente às mulheres e aos movimentos feministas de nossa cidade: a Comissão de Direitos da Mulher, que trata de temas que atingem diretamente a vida das mulheres de Fortaleza.
 


A Comissão é um espaço de interlocução direta com os movimentos populares urbanos e com os movimentos feministas e de mulheres, que pensam e vivem a condição destas na vida da capital do Ceará.
 


Abraçamos o compromisso político de garantir a eleição de Eliana Gomes, mulher e lutadora do nosso povo, para a presidência da comissão que tem muito a contribuir com o parlamento municipal, com o poder executivo e, principalmente, com a população da cidade.
 
 
 
Eliana Gomes Presidenta da Comissão é a afirmação do compromisso da Câmara Municipal com as mulheres de Fortaleza. Sua história de lutas e compromisso com as mulheres e o povo é a garania de  uma  parlamentar que saberá atuar junto com suas companheiras de casa em defesa das mulheres de nossa gente.
 


Motivos para Eliana Gomes presidir a Comissão de Mulheres da Câmara Municipal:
 


1. Mulher da luta do povo, militante do PCdoB, partido progressista, defensor da luta das mulheres e aliado dos Governos populares de Lula, Cid e Luizianne Lins. Liderança comunitária e popular, foi gestora pública, assumiu como vereadora entre 2007 e 2008, tendo destacado desempenho em defesa das causas das mulheres.
 


2. É fundadora da Associação Comunitária do Bairro Ellery, foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza e é referência na luta por moradia em Fortaleza.
 


3. Foi assessora comunitária da Fundação de Habitação de Fortaleza. Ao lado da presidenta da Habitafor, Olinda Marques, e da Prefeita Luizianne Lins investiu na política de habitação em Fortaleza como nunca uma gestão havia feito. Eliana é moradora do Conjunto Novo Tempo II, no Monte Castelo, uma conquista da luta por moradia popular e do protagonismo das mulheres.
 


4. Eliana Gomes luta ao lado das mulheres e da cidade. É fundadora e Presidente de honra do Centro Socorro Abreu, ONG de apoio à mulher e desenvolvimento popular. Nos sete meses em que esteve na Câmara defendeu, com muita convicção, a criação da Coordenaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; a construção do Hospital da Mulher; a implementação do Papel da Casa, a titularidade feminina, nos imóveis de interesse social no município de Fortaleza; e a criação de programas e projetos que incentivem a geração de trabalho e renda para as mulheres, principalmente as chefes de família. Sua história a credencia para enfrentar com combatividade, ternura, coragem e luta o desafio de contribuir com a ampliação das conquistas femininas em Fortaleza.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes(PCdoB)