Prefeitura dá continuidade ao Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza

Hoje (21) e amanhã (22), a Prefeitura de Fortaleza dará continuidade aos trabalhos relativos ao Plano Habitacional de Reabilitação da Área Central de Fortaleza, através de encontros com representantes do Plano de Metas de Fortaleza – Plamefor e do Conselh

Desde os anos 90, o Centro sofre processo de esvaziamento residencial. E, ainda que o bairro possua infra-estrutura e ofereça trabalho, hoje há edificações vazias e terrenos provenientes de demolições ocupando vários trechos. Ao longo deste mês, está sendo elaborada a versão preliminar do Plano, que apresentará estratégias para intervenções no Centro e potenciais programas habitacionais.


 


O Plano Preliminar e o diagnóstico definitivo serão apresentados em fórum, que acontecerá em fevereiro próximo, através de oficinas. Com base no Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, do Ministério das Cidades, o Plano, que é financiado pela Caixa Econômica Federal e coordenado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, deve ficar pronto até o final deste semestre.


 


Etapas anteriores


 


O Plano envolve a participação de diferentes secretarias, da sociedade civil e da população que trabalha, mora ou é interessada em morar no Centro. Em 2007, foi contratada empresa responsável por providenciar levantamento de dados, desenvolvimento de estudos, e sistematização de contribuições dos participantes de eventos.


 


Ao longo de 2008, foram realizados seminários temáticos com funcionários da Prefeitura e com a sociedade civil organizada, além de oficinas territoriais com comunidades. As conclusões dos seminários resultaram na elaboração de diagnóstico técnico e social, documento chave para a identificação de setores de potencialidade estratégica para instalar moradia no Centro.


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Habitafor