Prefeitura de Aracaju organiza espaço do Pré-Caju Verão 2009

A Prefeitura de Aracaju, por meio Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já preparou toda a estrutura para a realização da maior prévia carnavalesca do Brasil: o Pré-Caju Verão 2009. Durante os quatro dias da festa, que começa na próxima quinta-f

De acordo com o presidente em exercício da Emsurb, Fábio José da Silva, a estratégia de cada edição do Pré-Caju já começa a ser montada ao final da edição anterior. “Para se ter uma idéia, somente na Emsurb nós temos mais de 700 pessoas envolvidas na organização do evento, então tem de haver um planejamento adequado, pois ao lado do Forró Caju é o maior evento realizado em nossa cidade”, destacou.


 


Ano passado, a Prefeitura de Aracaju recolheu 57 toneladas de lixo durante os quatro dias de evento e para este ano a estimativa é maior. Para garantir a beleza e a organização da festa, 375 agentes de limpeza se revezarão antes, durante e após cada dia de folia no percurso do evento, ruas adjacentes, além da área de mangue da avenida Beira Mar. “Pretendemos intensificar a coleta pelo fato de o Pré-Caju estar inserido dentro da programação do Verão Sergipe do Governo do Estado”, expõe o gerente de Limpeza, José Roberto Gomes.


 


Meio ambiente


 


A novidade fica por conta da parceria firmada na última quinta-feira, dia 15, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), da própria Emsurb e da Vigilancia Sanitária de Aracaju. O objetivo é definir condicionantes sobre a questão ambiental durante a realização do Pré-Caju 2009 e fazer uma ação conjunta para garantir a proteção integral de toda área ambiental do percurso da festa.


 


Pelo acordo, os comerciantes não poderão acumular lixo nas proximidades do manguezal e do rio Poxim, aspecto que será registrado pelos fiscais da Adema ao término do evento. Este ano, com a parceria entre as entidades envolvidas, que também conta com a cooperação da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), os comerciantes serão instruídos e alertados sobre a necessidade de proteção do ecossistema local.


 


Bloco da Limpeza


 


O tradicional Bloco da Limpeza este ano estará pela 14ª vez no Pré-Caju. Essa é uma forma de a população aracajuana reconhecer o trabalho destes agentes que mantém a cidade limpa durante todo o ano. Serão 40 trabalhadores da limpeza, entre margaridas e garis. Durante a festa, os agentes trabalham e se divertem ao mesmo tempo. A principal a atração do bloco são as músicas da animada bandinha de frevo que remetem a antigos carnavais.


 


Banheiros químicos


 


A Emsurb vai manter a limpeza de 150 banheiros químicos que estarão espalhados em todo o percurso do Pré-Caju 2009. Para a manutenção, serão quatro caminhões-pipa (três com capacidade para 15 mil litros de água e um de 20 mil). Além disso, um ficará de plantão em caso de emergência. A distribuição dos banheiros químicos foi devidamente pensada para atender ao público espalhado na avenida.


 


Áreas verdes


 


Os cuidados com as áreas verdes no Pré-Caju também são intensificados. Além da proteção em torno de árvores e plantas, a assistência é dada antes e após a festa. “O serviço de irrigação é a solução para manter a vegetação ativa. Após cada dia de evento, a irrigação será imediata. Dessa forma, cinco dias depois a área já volta ao normal”, garante o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia.


 


Comércio ambulante


 


O comércio ambulante terá 300 pessoas envolvidas entre fiscais, motoristas, supervisores e coordenadores. Este ano foram concedidas 751 autorizações para o comercio de alimentos, bebidas e produtos durante o Pré-Caju. Para isso, o curso oferecido pela Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) foi obrigatório a todos os comerciantes que irão manusear alimentos para venda.


 


Para a estudante Rafaela Domingo Vieira Santos, que foi sorteada para tenda de lanches, a expectativa é vender, além das bebidas, batata-frita, espetinho de carne e pastel. “O curso da vigilância sanitária é muito importante porque as pessoas ficam sabendo como manusear, acondicionar, cuidar e limpar os alimentos da forma correta”, afirmou.


 


Segundo o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, quem não estiver regularizado será proibido de comercializar na festa. “A fiscalização será rigorosa. As pessoas que obtiveram a autorização têm de estar com a camisa, o crachá com foto, além do documento comprovante de pagamento”, informou.