Bahia: Conselho Estadual da Juventude toma posse

A percussão do Grupo Etnia abriu a cerimônia de posse do Conselho Estadual de Juventude na manhã desta quarta-feira (21/1), no Instituto Anísio Teixeira em Salvador. “Depois da eleição direta para presidente, costumo dizer que o grande passo da democratiz

O evento contou com a participação de vários secretários do governo Wagner entre eles, o secretário de Relações Institucionais do Governo (Serin), Rui Costa; do coordenador da Frente Parlamentar da Juventude, Yulo Oiticica; do presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Danilo Moreira; dos superintendentes de Juventude do Governo do Rio e de Minas Gerais, Rodrigo Abel e Roberto Tross (respectivamente); e a representante da sociedade civil, Joana Parole. Também prestigiaram a posse, as deputadas federais do PCdoB, Manuela D’Ávila (RS) e Alice Portugal (BA);os deputados estaduais da legenda comunista, Álvaro Gomes e Javier Alfaya.


 


''Foi o 2 de Julho que consolidou a independência do Brasil e, hoje, estamos vivenciando um novo 2 de Julho'', proferiu Oiticica, ratificando a importância da ampliação do protagonismo dos jovens na vida pública. ''A juventude não é mais caso de polícia; mas de política'', arrematou. Endossando o coro, o presidente do Conjuve afirmou que este é um momento de celebração de vitórias políticas, e aproveitou para lembrar o papel decisivo dos movimentos sociais ao longo de todo o processo que levou à criação do Conselho: ''O estado da Bahia é, talvez, o mais importante em termos de conquistas e do fortalecimento de políticas para a juventude; o que demonstra comprometimento do Governo. Entretanto, é preciso ressaltar que foram, os movimentos sociais, os construtores do atual momento democrático que vivemos no país'', decretou.
 


Prioridades



Segurança pública e a reversão da vulnerabilidade da juventude negra e do campo foram apontadas por Oliveira como ações emergenciais da sua gestão à frente do Cejuve. ''São dois segmentos que, hoje, têm grandes dificuldades de acesso às políticas públicas, à cidade e a melhores condições de emprego, e, portanto, não enxergam perspectiva de ascensão social'', definiu o presidente que, indicado pelo governo, fica à frente do cargo durante um ano, quando será eleito um representante da sociedade civil.
 


Preocupação também do lado do governo, que, representado na figura do secretário Rui Costa, destacou a educação profissional e a inclusão dos jovens no mercado de trabalho como prioridades dos próximos dois anos. “Com o desenvolvimento destas duas linhas, reduzimos, também, o índice de violência, que é fruto, justamente, da falta de oportunidades em emprego e educação”, pontuou. O coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Serin, Éden Valadares ainda adiantou que, assim que a Assembléia Legislativa retomar normalmente ao exercício das suas atividades, a Secretaria irá enviar o projeto de Lei do Plano Estadual da Juventude para aprovação. ''Queremos constituir, em parceria com o Cejuve, conselhos municipais para que todo o poder público baiano passe a encarar o jovem como sujeito concreto e portador de direitos'', afirmou.
 


De Salvador,
Camila Jasmin