Aníbal e Paulo Renato disputam liderança tucana na Câmara
A escolha para liderança do PSDB na Câmara está gerando uma disputa entre o atual líder, deputado José Anibal (SP), e o ex-ministro Paulo Renato Souza (SP). E os sinais são de que a disputa será acirrada entre os dois parlamentares. O atual líder, José
Publicado 23/01/2009 12:32
Segundo Paulo Renato, o projeto de reeleição de Aníbal que contraria regra estipulada pelo estatuto da bancada que veda a reeleição consecutiva do líder. “A insistência dele é inaceitável, causa constrangimento”, lamenta.
O deputado José Aníbal, porém, alega que não é candidato de si próprio e que aceitou a idéia da recondução a pedido de um número expressivo de membros da bancada. “A questão é política e não estatutária”, disse Aníbal ao serviço de Análise Política da Agência Estado. O líder admite que o estatuto criou um impedimento. “Mas é um impedimento que a maioria deseja superar”, garante.
Ao contrário de Paulo Renato, o líder afirma que não está viajando nem pedindo votos, e que assim mesmo diariamente recebe manifestações espontâneas dos deputados tucanos por telefone ou pessoalmente no seu escritório em São Paulo.
O ex-ministro Paulo Renato disse que falta apenas visitar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Maranhão para completar sua turnê nacional em busca de votos. Ele estava ontem no aeroporto de Goiânia, Goiás, a caminho do Rio, quando conversou com a Análise Política.
Se Aníbal justifica a tentativa de quebrar uma formalidade com a qualidade do seu atual mandato de líder, Paulo Renato lembra que tem experiência política e formação, trânsito no meio empresarial e penetração na imprensa para liderar a bancada no debate com o governo sobre a crise econômica. “Estou mostrando o meu perfil e discutindo com os colegas a importância da alternância no cargo de líder”, explicou.
De Brasília
Com Agência Estado