Consórcio Regional de Saneamento do Sul elege presidente
O Consórcio Regional de Saneamento do Sul (Coresa) realizou, na manhã desta terça-feira (27), na Câmara Municipal da cidade de Bom Jesus, assembleia ordinária para eleição do novo presidente de seu conselho diretor. Prefeitos dos municípios que integram o
Publicado 28/01/2009 16:01 | Editado 04/03/2020 17:02
Através de indicação de uma chapa de consenso, foram eleitos os prefeitos Alcindo Piauilino, de Bom Jesus, e Joaquim Aristeu, de Currais, respectivamente, para presidente e vice-presidente do Coresa para um mandato de dois anos. O cargo de vice-presidente, que não existia, foi aprovado na reunião. A gestão compartilhada terá ainda alternância anual, quando o presidente assume a vaga de vice e vice-versa.
De acordo com o governador Wellington Dias, o Coresa é uma experiência piloto não só para o Estado, mas para todo o Brasil. ''É a partir do consórcio do Piauí que estão se formando consórcios em outros estados brasileiros. Este é, portanto, um momento democrático de uma integração perfeita com forte integração do governo federal'', afirma.
O Consórcio foi integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que garante os recursos necessários para as obras a serem executadas. Em dois municípios – Morro Cabeça do Tempo e Júlio Borges – as obras já foram concluídas. Até o final do ano todas as obras serão concluídas.
Durante a assembleia ordinária, desta terça-feira (27), foi aprovada a inclusão de mais quatro municípios: Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Jerumenha e Bertolínia. De acordo com Wellington Dias, isso implica num aumento dos recursos investidos, que agora devem chegar a R$ 40 milhões. ''Todos os 34 municípios integrantes do Consórcio serão 100% atendidos com água e saneamento'', garante.
O Consórcio começa a funcionar de fato a partir de fevereiro, com a construção da sede no município de Bom Jesus, composição de quadro de pessoal, repasse dos recursos, entre outros. ''Servidores da Agespisa, que antes atuavam nos municípios integrantes do Consórcio, serão aproveitados diretamente no Consórcio ou incorporados a outras áreas do Governo, com todos os direitos e garantias assegurados'', observa o governador.
Outro ponto reforçado pelo governador diz respeito ao abastecimento de 100% dos municípios integrados ao Consórcio, pois permite um serviço mais eficiente e mais barato.
Integram o Consórcio os seguintes municípios: Morro Cabeça no Tempo, Júlio Borges, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Jerumenha, Bertolínia, Barreiras do Piauí, Colônia do Gurguéia, Corrente, Gilbués, Marcos Parente, Monte Alegre, Parnaguá, Riacho Frio, Santa Filomena, Sebastião Leal, Sebastião Barros, Uruçuí, Alvorada do Gurguéia, Cristalândia, Antonio Almeida, Avelino Lopes, Bom Jesus, Canavieira, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Guadalupe, Landri Sales, Manoel Emídio, Palmeira do Piauí, Porto Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz.
Participaram do evento, além dos deputados Marcelo Castro, Fábio Novo, Leal Júnior, vice-governador Wilson Martins, secretários de Planejamento, Sérgio Miranda; Fazenda, Antonio Neto; Roberto John, superintendente do Escritório de Representação do Piauí em Brasília, prefeitos dos municípios do Coresa, populares, dentre outros.