Dalton Macambira intensifica combate ao desmatamento
O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí Dalton Macambira está conseguindo mudar as políticas de preservação ambiental no Piauí. Com seis anos à frente da secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) ele tem tomado posições dura
Publicado 28/01/2009 16:01 | Editado 04/03/2020 17:02
Em entrevista na terça-feira, dia 27, ao jornal da Manhã, da TV Cidade Verde, Dalton Macambira disse que o foco da sua atuação é o combate ao desmatamento e as carvoarias ilegais. Segundo ele estas duas atividades são passíveis de autorização do governo e que a Semar não vai tolerar o abuso de quem quer exercer estas atividades ilegalmente através da exploração do meio ambiente.
“Nós enfrentamos a insistência de produtores de outros estados que querem explorar as matas do Piauí por entenderem que aqui é mais fácil, porque a fiscalização na Amazônia está mais rigorosa e eles estão saindo de lá, mas não vamos aceitar”, disse em entrevista a jornalista Nadja Rodrigues.
A Semar é hoje responsável pelo licenciamento ambiental em todo o estado do Piauí, com exceção da capital Teresina, pra quem foi repassado esta responsabilidade. Com tamanha tarefa, Dalton Macambira tem procurado do governo mais investimentos na área ambiental para fiscalização.
Recentemente, os fiscais que trabalham na Semar conseguiram flagrar ações irresponsáveis de degradação ambiental no interior do Piauí. A punição é feita através de multas, entre os exemplos um caso no município de Baixa Grande do Ribeiro onde uma área de 400 hectares foi desmatada, mas os responsáveis foram penalizados. “Aplicação de multas foi a forma que encontramos de punir estes produtores”, explicou o secretário.
CONCURSO – Na entrevista, Dalton Macambira anunciou a confirmação pela secretária de Administração Regina Sousa e pelo governador Wellington Dias, da realização de mais um concurso público para a Semar. Serão abertas 10 vagas para fiscais ambientais.
Este é o segundo concurso realizado na gestão de Dalton Macambira. No primeiro, 10 fiscais foram contratados. A realização de concursos públicos é um instrumento para melhorar a estrutura da fiscalização ambiental no Piauí.
De Teresina,
Daiane Rufino