Senadores Piauienses assumem cargos na Mesa Diretora
Os três senadores piauienses Heráclito Fortes (DEM), João Vicente Claudino (PTB) e Mão Santa (PMDB) vão ocupar cargos na Mesa Diretora do Senado. As indicações foram confirmadas na tarde desta terça-feira depois de muitas discussões entre os partidos.
Publicado 04/02/2009 10:39 | Editado 04/03/2020 17:02
Heráclito Fortes vai ocupar a 1ª Secretaria, enquanto a 2ª Secretaria será ocupada por João Vicente Claudino e a 3ª Secretaria, pelo senador Mão Santa. A 1ª vice-presidência será ocupada pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO).
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) foi empossada na 2ª vice-presidência. O 4º secretário e os suplentes serão escolhidos somente hoje, devido à falta de consenso sobre os nomes que irão ocupar esses cargos.
Ocupando o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora da Casa, depois do Presidente, Heráclito será um nome forte no grupo de oposição ao presidente Lula. O senador Mão Santa, apesar de integrar o PMDB, um dos aliados do governo também vai manter-se como oposição ao Palácio do Planalto.
FUNÇÕES – Segundo o Regimento Interno do Senado, o 1 º Secretário tem a função de ler em Plenário, na íntegra ou em resumo, a correspondência oficial recebida pelo Senado, os pareceres das comissões, as proposições apresentadas quando os seus autores não as tiverem lido; despachar a matéria do expediente que lhe for distribuída pelo Presidente; assinar a correspondência do Senado Federal; receber a correspondência dirigida ao Senado e tomar as providências; assinar, depois do Presidente, as atas das sessões secretas; rubricar a listagem especial com o resultado da votação realizada através do sistema eletrônico, e determinar sua anexação ao processo da matéria respectiva; expedir as carteiras de identidade dos Senadores.
O 2º Secretário compete lavrar as atas das sessões secretas, proceder-lhes a leitura e assiná-las depois do Primeiro-Secretário. Ao 3º e 4º secretários compete fazer a chamada dos Senadores; contar os votos, em verificação de votação; auxiliar o Presidente na apuração das eleições, anotando os nomes dos votados e organizando as listas respectivas.