A mídia nas eleições em Guarulhos
por Auriel Filho*
Acredito que nunca na história da nossa cidade houve uma disputa tão acirrada, não só se tratando da ida de dois candidatos a prefeito (PT e PSDB) para o 2º turno, mas também pela nossa mídia guarulhense. Setores da n
Publicado 09/02/2009 15:12 | Editado 04/03/2020 17:18
Por incrível que possa parecer para alguns descrentes os dois maiores jornais de circulação na cidade o Diário de Guarulhos e a Folha Metropolitana tiveram no processo eleitoral uma postura quase impecável. Divulgaram, analisaram pesquisas e apuraram os fatos verdadeiros sem pender para um lado ou para o outro da balança política, agindo assim com transparência e responsabilidade.
Nessa procura para informar melhor o leitor, infelizmente, porém um grupo jornalístico e alguns programas das emissoras de assinantes da cidade tiveram um comportamento vergonhoso do ponto de vista da imparcialidade jornalística. Talvez essa vontade tamanha de se posicionar por um lado por companheiros da imprensa, vieram recheadas de “aditivos” a mais. Tudo que aprendemos sobre o verdadeiro papel da informação jornalística ficou arranhada devido aos factóides criados, pesquisas manipuladas e matérias depreciativas sem ouvir o outro lado, assim quebrando todo o código aprendido nesse meio tão importante para a nossa sociedade.
Para quem gosta do jornalismo pautado pela imparcialidade foi muito duro passar próximo de um comitê de campanha e ver na rua um dono de jornal e um apresentador de programa brindando a ida do candidato tucano ao 2ºturno. Como acreditar nas matérias desse jornal ou nesse apresentador que na mesma semana da eleição mostrava uma fita de compra de apoio ao candidato governista num hipermercado sem ao menos mostrar na tela as imagens? É de se lamentar atitudes como esta de companheiros da área. Quando lamento é simplesmente por entender que a nossa mídia na cidade não precisa desses artifícios politiqueiros para crescer, basta ver exemplos de grupos que estão crescendo porque estão levando a informação de forma responsável através da melhora dos seus serviços e com isso estão conseguindo sobreviver devido à qualidade que apresentam para os seus leitores e retorno para os seus anunciantes.
É imprescindível que façamos essa reflexão para que a mídia em Guarulhos não seja comprada ou manipulada por interesses eleitoreiros, pois no final quem paga a conta toda é a população.
*Auriel Filho é Secretário de Comunicação do PCdoB de Guarulhos