Augusto Buonicore: ''Sem conhecer é difícil transformar''
Augusto Buonicore, membro do Comitê Central do PCdoB e da Escola Nacional de Formação do partido esteve nesta terça-feira (10) em Fortaleza para ministrar aulas no curso de nível II realizado no SESC-Iparana pela Escola de Formação Regional II do PC
Publicado 11/02/2009 19:06 | Editado 04/03/2020 16:35
Buonicore ressaltou que a Escola Nacional de Formação do PCdoB está em construção. “Estamos elaborando o currículo da escola, organizando os cursos nos três níveis e, ainda neste ano, formaremos a primeira turma de nível III em São Paulo”, destacou. Segundo o historiador, o PCdoB vai aumentar a realização de cursos durante todo o ano de 2009. “Já que este ano teremos muitos feriados prolongados, iremos aproveitar as datas para intensificar a realização dos cursos nos níveis I e II em todo o país. Para isso contaremos com o apoio das cinco escolas regionais que o partido tem. Elas são importantes pois descentralizam a informação e estão mais perto da militância”, informou.
Com o crescimento dos quadros do PCdoB em todo o Brasil, Buonicore destaca a importância da atuação da Escola Nacional de Formação. “Ao contrário dos outros partidos, nós temos ideologia e uma teoria a seguir. Defendemos que aprofundar os estudos é poder mais”. Qualquer militante filiado pode participar dos cursos oferecidos pela Escola. “Nosso objetivo é qualificar através do aprofundamento teórico nossos quadros. Mulheres, juventude, sindicalistas, todos são importantes para a construção de um PCdoB mais forte”, disse.
Segundo o historiador, o eixo principal em que a Escola Nacional de Formação se baseia é na teoria de Marx e Lênin e, com o auxílio delas, os comunistas podem se dedicar à analise da realidade do Brasil. “Com o estudo, podemos aplicar os conceitos do Marxismo e do Leninismo na sociedade brasileira. Temos consciência de que, sem conhecer é difícil transformar. Aprofundando a teoria, teremos meios de apresentar propostas de mudanças da nossa realidade”, defendeu Buonicore.
As perspectivas para a Escola de Nacional de Formação para este ano se concentram na realização do 12º congresso nacional do PCdoB, momento em que acontecerá a atualização do programa do Partido. “Iremos colaborar na construção de um novo programa onde buscaremos repensar o Brasil, a função do Estado, o desenvolvimento do Capitalismo e suas crises e o projeto socialista”, informou Buonicore. Até lá, segundo ele, a Escola se dedica à realização dos cursos de formação dos níveis I e II em todo o país e na formação da primeira turma do nível III que acontece em São Paulo no mês de julho deste ano.
De Fortaleza,
Carolina Campos